Projeto no AM incentiva alunas da rede pública a seguir na carreira científica

.

Projeto no AM incentiva alunas da rede pública a seguir na carreira científica
Voltado para estudantes do 2° ano do ensino médio, o programa "Futuras Cientistas" é ofertado pelo Centro de Estudos Superiores de Parintins da UEA. UEA de Parintins incentiva a formação científica na ilha

O projeto "Futuras Cientistas" incentiva alunas da rede pública de ensino de Parintins, interior do Amazonas, a seguir na carreira científica. A iniciativa é voltada para estudantes do 2° ano do ensino médio de escolas públicas.

O programa é ofertado no período de férias escolares pelo Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Projeto 'Futuras Cientistas' na UEA de Parintins

Reprodução

A professora de matemática da UEA, Dra. Lúcia Maia, explicou que o projeto tem o intuito de incentivar jovens da cidade a despertarem o interesse e seguirem a área científica.

"Quando a gente faz um levantamento da presença feminina na ciência, a gente percebe que é muito pequena, então esse projeto tem justamente essa expectativa: incentivar as meninas cada vez mais a ir por esse caminho da ciência", disse.

Professora de matemática da UEA, Dra. Lúcia Maia no Projeto 'Futuras Cientistas' na UEA de Parintins

Reprodução

No programa, as alunas do 2° ano do ensino médio estudam sobre cerâmicas e cestarias. Os temas são pontos de partida para apresentar o vasto universo das ciências.

"Nesse trabalho em que envolve matemática, física, biologia, com essa presença dos materiais da natureza e esses conhecimentos dos povos antigos", esclareceu a arqueóloga e professora de história da UEA, Dra. Clarice Bianchezzi.

Arqueóloga e professora de história da UEA, Dra. Clarice Bianchezzi no Projeto 'Futuras Cientistas' na UEA de Parintins

Reprodução

Ao longo de quatro semanas, as estudantes vão ter oportunidade de acessar estudos multidisciplinares nos laboratórios da Universidade do Estado do Amazonas.

"Eu me interessei muito, principalmente pela parte da cerâmica. Eu achei interessante, eu queria saber como fazia, como era produzida e hoje a gente está aqui aprendendo", contou a estudante Manuela Marques.

Já a aluna, Lorena Martins, destacou a importância da iniciativa para o vestibular. "Isso vai ser muito importante, principalmente, porque é um ano em que a gente vai ter que ter mais conhecimento por conta das provas", disse.

Estudante Lorena Martins no Projeto 'Futuras Cientistas' na UEA de Parintins

Reprodução

Ao todo, 12 alunas e uma professora do ensino médio participam do projeto. As atividades seguem até fevereiro.

A professora Lúcia também destacou a dedicação das alunas que abriram mão das férias escolares para participarem do programa.

"Elas poderiam estar viajando ou dormindo a essa hora da manhã, mas estão aqui e isso nos deixa muito felizes. A nossa intenção é essa, aproveitar aquele momento em que elas querem, então se elas estão aqui é porque elas querem", disse Lúcia.

O programa tem parceria do Centro de Tecnologia Estratégicas do Nordeste e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

*Com informações de Jean Beltrão da Rede Amazônica.

Vídeos mais assistidos do Amazonas