A pasta que virou o "patinho feito" da reforma ministerial de Lula
Apesar de Lula ainda manter em sigilo seus planos para a reforma ministerial, uma das pastas da Esplanada virou o “patinho feio” para os partidos do Centrão que buscam mais espaço no governo federal.
Apesar de Lula ainda manter em sigilo seus planos para a reforma ministerial, uma das pastas da Esplanada virou o “patinho feio” para os partidos do Centrão que buscam mais espaço no governo federal.
Lideranças do bloco já sinalizaram ao Palácio do Planalto nos bastidores não ter interesse em trocar as pastas que ocupam atualmente pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, hoje comandado por Luciana Santos (PCdoB).
4 imagensHugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophotoVinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.fotoAgência BrasilJosé Cruz / Ag. BrasilNos bastidores, especula-se que Luciana poderá ser transferida para o Ministério da Mulher, chefiado hoje por Cida Gonçalves (PT). Assim, o comando da pasta de Ciência e Tecnologia poderia ser destinado ao Centrão.
Segundo caciques do bloco, haveria hoje pelos menos duas possibilidades na reforma ministerial para o ministério comandado por Luciana Santos. São elas:
- Entregar o MCTI para a bancada do PSD na Câmara, no lugar do Ministério da Pesca;
- Dar MCTI para o União Brasil, retirando o Ministério do Turismo do partido.
Leia também
-
Igor Gadelha -
Igor Gadelha As três mensagens que o governo passará na campanha sobre o Pix
-
Igor Gadelha Planalto define agência de publicidade vencedora para campanha do Pix
-
Igor Gadelha Provável sucessor de Lira discute cargos na Câmara e no governo
As possibilidades, entretanto, não agradam nenhuma das legendas. No PSD, deputados afirmam que a pasta tem o mesmo problema do Ministério da Pesca, do ministro André de Paula, indicado pelo partido.
Para o PSD, o Ministério da Ciência e Tecnologia teria “pouca atratividade” para a bancada em razão da baixa capilaridade política. Ao contrário do Ministério do Turismo, desejado pela sigla de Gilberto Kassab.
Caciques do União, que poderia perder o Turismo para o PSD, também dizem não ter interesse no MCTI. A pasta é vista como “esvaziada” pela legenda, por não ter mais a área de Comunicações, que virou um ministério próprio.