Flagship, pop-up e mais: veja diferença entre tipos de loja e funções

Não é novidade que, na moda, a experiência de compra importa tanto quanto a qualidade do produto em si.

Flagship, pop-up e mais: veja diferença entre tipos de loja e funções

Não é novidade que, na moda, a experiência de compra importa tanto quanto a qualidade do produto em si. Pensando nisso, diversas etiquetas criam modelos específicos de loja para atender cada necessidade dos consumidores. A coluna separou os quatro mais comuns.

As lojas de departamento trazem preços e produtos mais acessíveis

 

Vem ver!

  • Flagship: também conhecida como loja conceito, geralmente, a flagship corresponde à principal unidade da marca em determinada região (cidade ou país). Esse modelo traz consigo a identidade da marca e usa da arquitetura e decoração para proporcionar novas experiências além da compra;
  • Pop-Up: neste formato, as marcas abrem unidades com uma data pré-estabelecida para o fechamento. É de costume que as pop-ups sejam lançadas simultaneamente com coleções ou em momentos marcantes das etiquetas. Elas também podem focar na experiência em si, além de, muitas vezes, oferecerem produtos exclusivos;
  • Departamento: este modelo de negócio comporta diversas marcas ou tipos de produtos em um único estabelecimento. As lojas de departamento ocupam grandes espaços e atendem gostos variados, além de atualizaram o catálogo de produtos constantemente. Também é comum encontrar promoções durante as trocas de estação, principalmente;
  • Shop-in-shop: em geral, são como pequenos quiosques montados dentro de outras lojas. As lojas de departamento são o ambiente mais comum para encontrar este modelo de comércio.
A imagem mostra uma loja da Comme des Garçones com manequins disposto pelo espaço
A grife Comme des Garçons explora o conceito estético da marca em suas lojas

 

Flagship ou loja conceito

Modelo mais comum, geralmente, a loja conceito é considerada a principal unidade da marca na região onde está inserida. O estilo flagship costuma usar da arquitetura e da decoração para incorporar os conceitos que rondam a estética da label ou temática das coleções.

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Nesse espaço, costumam ser promovidos eventos e até lançamentos especiais como formas de estabelecer uma relação com a comunidade local e trazer novos clientes para a etiqueta. O foco desse tipo de unidade não é necessariamente bater recordes de vendas, mas sim representar um ponto de encontro entre os consumidores que tiverem conexão com a marca.

Em geral, as flagships funcionam como bases da marca, mas esta não é uma regra, e cada etiqueta pode adaptar o estilo a depender da proposta e experiência desejada.

A imagem mostra a faixada de uma loja da Louis Vuitton construida em um prédio inteiro
Em Paris, a flagship da Louis Vuitton é uma das lojas mais icônicas do mercado da moda

 

A imagem mostra o interior de uma loja da Louis Vuitton em Nova York, Estados Unidos
A LV também possuiu outra flagship em Nova York, nos Estados Unidos

 

Pop-Up

Com um formato mais dinâmico, lojas pop-up são pontos de venda abertos com uma data de encerramento pré-definida. Esse tipo de negócio pode ser usado com diferentes intuitos, mas costuma vir com ativações que promovam as vendas na região.

Sem regras específicas, as pop-ups podem ser abertas em praticamente qualquer ambiente e sem aviso prévio, como uma surpresa para os consumidores. Nessas unidades, as marcas vão além de roupas e mesclam o catálogo com objetos, acessórios e até comidas.

Geralmente lançadas em conjunto com coleções, esse formato também é uma ótima oportunidade para os que buscam adquirir produtos únicos das etiquetas.

A imagem mostra a faixada de uma loja da Supreme.
A Supreme se popularizou por apostar no formato pop-up

 

A imagem mostra uma loja da Prada com dievrsas roupas espalhadas. Com o piso quadriculado, a marca abriu um espaço com as paredes verdes
A Prada também já trabalhou essa proposta

Departamento

Outro modelo, desta vez amplamente conhecido, são as lojas de departamento. Nesse tipo de negócio, são disponibilizadas várias sessões de peças variadas sem necessariamente acompanhar uma única coleção ou temporada.

Uma das principais características são as promoções constantes, geralmente ofertadas como queima de estoque ou na troca de estação. Essa estratégia serve como uma forma de manter o estoque em circulação, além de atrair consumidores que buscam por preços mais acessíveis na hora das compras.

A imagem mostra o interior de uma loja da Macy's, famosa rede norte americana de moda em departamento
A Macy’s é uma das redes de loja de departamento mais famosa dos EUA

 

A imagem mostra uma placa anunciando uma promoção em uma loja inteira
Lojas de departamento usam das liquidações como estratégia

 

Vale lembrar que, cada marca, pode adaptar um formato de acordo com o objetivo ou estratégia. Abrir uma loja com um fim específico pode transformar a experiência de compra e fidelizar os clientes.