Vídeo mostra rajada de fogo saindo de botijão de gás dentro de casa

.

Vídeo mostra rajada de fogo saindo de botijão de gás dentro de casa
Incêndio provocado por vazamento de gás de cozinha acende alerta sobre cuidados com armazenamento e manuseio. Vídeo mostra botijão de gás em chamas

Imagens impressionantes de um incêndio causado pelo vazamento de um botijão de gás de cozinha alarmaram os moradores de Araguaína na tarde desta terça-feira (2).

Vídeos mostram uma rajada de fogo saindo do botijão e se espalhando pela cozinha. Os moradores da casa tentaram conter o fogo utilizando uma mangueira de jardim.

Corpo de Bombeiros controla incêndio causado por gás de cozinha

Ascom/CBMTO

O Corpo de Bombeiros foi acionado e conteve as chamas com uso de extintor de incêndio. De acordo com os militares ninguém ficou ferido, somente danos materiais.

LEIA MAIS

Pesquisa mostra variação do preço do gás de cozinha no Tocantins

Dicas de cuidados

Em entrevista à TV Anhanguera o tenente Márcio Greyk Corpo de Bombeiros explicou quais são os cuidados necessários para evitar acidentes com o armazenamento e manuseio do gás de cozinha.

Conforme a recomendação da corporação, o ideal é que se mantenha o armazenamento do botijão na área externa da residência, conectando-o ao fogão através de uma mangueira com, no mínimo, um metro e vinte centímetros. Dessa forma, em caso de vazamento o gás se dissipa mais rapidamente, evitando possíveis incêndios.

Outra medida preventiva é evitar guardar sacolas plásticas, panos de prato e flanelas sobre o botijão de gás ou na parte traseira do fogão. Tais objetos aumentam o risco de incêndio em casos de vazamento. Além disso, por se tratar de uma área quente, é possível que esses objetos entrem em combustão por conta do calor ou do manuseio de panelas e chamas do fogão.

Incêndio em botijão de gás assusta moradores e bombeiros dão dicas de segurança

De acordo com a corporação, casos de vazamento de gás doméstico são ocorrências relativamente simples, mas podem se tornar complexos se não houver o devido cuidado.

É importante desligar a rede elétrica da residência e evitar a utilização de qualquer objeto que produza faísca, principalmente em ambientes fechados e não ventilados. Uma alternativa eficiente para conter princípios de vazamento com chama, segundo os Bombeiros, é arremessar uma tolha previamente umedecida sobre a chama.

Vale lembrar que em caso de vazamento uma das primeiras ações deve ser retirar as pessoas do domicílio e entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do número 193.