Argentina: movimento Avós da Praça de Maio acha 139ª neta sequestrada

A organização Avós da Praça de Maio divulgou, nesta terça-feira (21/1), que localizou a 139ª neta desaparecida.

Foto: JORNALISMO DIGITAL

Foto: JORNALISMO DIGITAL

A organização Avós da Praça de Maio divulgou, nesta terça-feira (21/1), que localizou a 139ª neta desaparecida. A mulher foi sequestrada, ainda no ventre da mãe, durante a ditadura na Argentina (1976-1983). As informações são do Buenos Aires Herald.

O nome da neta não foi divulgado, mas a localização dela foi resultado do trabalho da instituição com o apoio de dois meio-irmãos dela. Eles atuaram em busca da familiar durante anos.

A 139ª neta é filha de Daniel Inama e Noemí Macedo. Noemí estava gestante, possivelmente do sexto para o sétimo mês, quando o casal foi sequestrado pela ditadura, em novembro de 1977. O casal foi visto pela última vez no centro de detenção situado no Clube Atlético, na cidade de Buenos Aires.

A mulher localizada recentemente foi criada por um casal em um processo ilegal de adoção, conforme a organização.

A instituição disse ter recebido uma “denúncia anônima”. A Comissão Nacional de Identidade (Conadi, na sigla em espanhol) e lançou uma investigação em conjunto com o Cadastro Único de Vítimas do Terrorismo de Estado.

Um teste de DNA confrontou as informações genéticas da neta com as do meio-irmão, dando, assim, a confirmação de que a mulher era a que estava desaparecida.