Saiba como vai funcionar a posse de Donald Trump nos EUA

Donald Trump tomará posse como o 47º presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20/1), em Washington D.

Saiba como vai funcionar a posse de Donald Trump nos EUA

Donald Trump tomará posse como o 47º presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20/1), em Washington D.C., marcando oficialmente o seu segundo mandato como presidente dos EUA. A posse acontecerá dentro do Capitólio, devido ao frio extremo, e iniciará às 14h (horário de Brasília). Além da posse, Trump se compromeu a assinar uma série de decretos ainda na segunda.

  • Donald Trump toma posse como presidente dos EUA nesta segunda-feira (20/1).
  • A cerimônia acontecerá no Capitólio e iniciará às 14h (horário de Brasília).
  • A transmissão oficial da posse será feira pelo canal da Casa Branca no Youtube.
  • Trump se comprometeu a assinar uma série de decretos na segunda.
  • Serão ao menos 18 festas de gala relacionadas à posse em Washington.

O presidente eleito venceu o pleito com uma margem bastante ampla, contradizendo o que especialistas esperavam. O placar final das eleições ficou em 312 delegados para Donald Trump e 226 delegados para Kamala Harris. O republicano também venceu no voto popular.

No domingo (19/1), Trump realizará um “Make America Great Again Victory Rally”, comício no estilo de campanha, em uma arena no centro de Washington.

Joe Biden disse que pretende comparecer à cerimônia e testemunhar a transferência de poder, apesar de Trump não ter comparecido à sua, em 2021.

A transmissão da posse será realizada pelo canal da Casa Branca no Youtube.

Como é a cerimônia de posse nos EUA

O evento de posse é iniciado quando Donald Trump entra no palco para fazer o juramento para o cargo perante o chefe da Suprema Corte, John Roberts, às 14h (horário de Brasília). Tradicionalmente, os eventos de posse são feitos em frente ao Capitólio dos EUA. No entanto, devido ao frio extremo que faz na capital, a cerimônia acontecerá no interior do prédio. Na sequência, Trump fará seu discurso.

Serão disponibilizados mais de 220 mil ingressos para o evento, segundo o comitê conjunto do Congresso que administra a cerimônia de posse no terreno do Capitólio.

O National Park Service, que supervisiona o National Mall, onde quem não tem ingressos se reúne para assistir à posse, permitiu que até 250 mil pessoas fiquem no local.

A posse contará com a apresentação do grupo Village People e da cantora Carrie Underwood.

10 imagensEm reviravolta, Mike Johnson é reeleito presidente da Câmara dos EUAMomentos da conversa entre as autoridadesTrump indica investidora de campanha como secretária de educação O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, tomará posse no dia 20 de janeiro em Washington D.C.1 de 10

Funeral de Jimmy Carter mobiliza EUA e tem cochiço entre Obama e Trump

Chip Somodevilla/Getty Images2 de 10

Em reviravolta, Mike Johnson é reeleito presidente da Câmara dos EUA

Reprodução / X3 de 10

Momentos da conversa entre as autoridades

Aaron Chown - Pool/Getty Images4 de 10

Trump indica investidora de campanha como secretária de educação

Jabin Botsford / Getty Images5 de 10

Divulgação/Trump War Room6 de 10

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, tomará posse no dia 20 de janeiro em Washington D.C.

Reprodução7 de 10

Getty Images8 de 10

Alex Wong/Getty Images9 de 10

Pessoas seguram cartazes depois que o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, se dirigiu a apoiadores em um comício da campanha Latinos para Trump na Central Christian University, em 10 de outubro de 2020

Paul Hennessy/NurPhoto via Getty Images10 de 10

Trump e Putin

Kremlin Press Office / Handout/Anadolu Agency/Getty Images

O que acontece após a cerimônia de posse

Está previsto que Donald Trump realizará uma carreata até a Casa Branca, acompanhado por uma procissão de regimentos militares, bandas marciais escolares, carros alegóricos e grupos de cidadãos, após um almoço com líderes do Congresso no Capitólio dos EUA.

O presidente, então empossado, se cumprir a promessa, assinará na sequência uma série de decretos que darão aos oficiais de imigração mais liberdade para prender imigrantes sem antecedentes criminais, enviarão mais tropas para a fronteira com o México e reiniciarão a construção do muro na fronteira.

Também serão assinados decretos relativos a uma iniciativa para aumentar a produção de energia e referentes a primeira onda de perdões para os réus condenados por participação no ataque ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021.

Leia também

Festas

Estão previstas ao menos 18 festas de gala relacionadas à posse em Washington entre o fim de semana e a segunda-feira, três das quais são consideradas oficiais e com expectativa da presença de Trump.

Mark Zuckerberg, dono da Meta, será o coanfitrião de uma recepção para doadores republicanos bilionários, ao lado da magnata dos cassinos Miriam Adelson e do proprietário do time de basquete Houston Rockets, Tilman Fertitta, escolhido por Trump para ser embaixador na Itália.

Harold Hamm, um dos principais doadores de Trump, será o anfitrião de uma festa de posse na segunda-feira, na cobertura do histórico hotel Hay-Adams, próximo à Casa Branca.