Importância do ensino integral vai além do sucesso acadêmico
Mais do que uma alternativa aos pais que não têm com quem deixar os filhos, o ensino integral oferece aos alunos oportunidades de vivenciar projetos complementares ao currículo oferecido em sala de aula.
Mais do que uma alternativa aos pais que não têm com quem deixar os filhos, o ensino integral oferece aos alunos oportunidades de vivenciar projetos complementares ao currículo oferecido em sala de aula. Por isso, a demanda pela modalidade tem aumentado, principalmente na Educação Infantil, segundo o Educa Mais Brasil.
O ensino integral contempla vários benefícios para o desempenho escolar, como melhora no rendimento, pois com um período maior de aprendizado diversificado, os alunos se tornam bastante responsáveis e autônomos. Além do afastamento do risco social, afinal é muito mais difícil uma criança que passe o dia todo na escola se envolver em problemas sociais.
Sem contar que, para uma criança ou jovem, é difícil se organizar sozinho quanto aos estudos. Por isso, em escolas de período integral, os alunos encontram orientação especializada para sintonizar tempo e estudo.
Nesse contexto, a Escola Canadense de Brasília é uma das maiores referências em ensino integral do Brasil. Contudo, não estamos falando apenas de atividades complementares como esportes, música ou teatro, mas também de ensino bilíngue, que é uma das tendências educacionais que mais têm crescido no Brasil.
De acordo com dados da Associação Brasileira do Ensino Bilíngue, o número de instituições desse tipo cresceu em 10% no período de 2014 a 2019. Além disso, dados do Ministério da Educação (MEC) afirmam que a demanda por escolas bilíngues aumentou em 64% no ano de 2023. As cidades com maior procura foram São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
“Somos reconhecidos como uma das maiores e melhores escolas internacionais do Brasil, com um corpo docente engajado, experiente, carismático e criativo. Nosso diferencial é pensar em cada aluno como único.”
Vitor Hugo, diretor-geral da Escola Canadense de Brasília
Benefícios das atividades extracurriculares
Maria Thereza Mazzilli é mãe do atleta de judô Guilherme Mazzilli, que pratica a atividade na escola há 10 anos. Na visão dela, as atividades extracurriculares enriquecem ainda mais o ambiente escolar.
"Como mãe de atleta do judô, percebo que o esporte é transformador! Confiança, foco e resiliência são valores que o esporte agregou à vida do Guilherme", reconhece.
De acordo com a mãe, os vários projetos promovidos na escola e a participação em várias olimpíadas inspiram as crianças constantemente. Com apenas 12 anos, Guilherme já classificou para o Campeonato Regional e também para o Campeonato Brasileiro de Judô.
"Na escola, trabalhamos conceitos como disciplina e hierarquia, com respeito ao próximo e ao ambiente durante todas as aulas. Embora seja uma modalidade individual, no sentido que a pessoa irá ‘sozinha’ para a luta, o judoca não alcançará bons resultados sem o apoio e a participação da sua turma", explica o professor de Educação Física e de Judô da Escola Canadense, André Maia.
O professor entende o esporte como parte integrante na formação do indivíduo e da manutenção da saúde. "A prática regular de esporte é fundamental, principalmente nos dias de hoje, considerando o tempo enorme que crianças e adolescentes, e até mesmo os adultos, passam diante das telas", reforça.
"Sem dúvida, também aprendemos a lidar com as frustrações e barreiras do cotidiano, aprendendo e entendendo sobre nossas limitações, ao mesmo tempo que aprendemos a superá-las", reitera.
2 imagensArquivo PessoalArquivo PessoalAinda segundo a servidora pública, ser fluente em inglês é um atributo essencial tanto profissional quanto pessoal. E esse atributo da escola foi determinante para a efetivação da matrícula dos filhos, porque Maria Thereza também é mãe de Beatriz Mazzilli.
"Ser bilíngue amplia o mundo do aluno com diversas oportunidades, além de se tornar um facilitador para que os seus sonhos e objetivos possam ser alcançados", pontua.
Já Laryssa Vieira, professora de Futsal, sempre soube que a instituição era de excelência, mas bateu o martelo quando entrou. "Escolhi trabalhar aqui porque encontrei um ambiente verdadeiramente acolhedor, com alunos, famílias e toda a equipe. Essa atmosfera positiva e colaborativa foi o que mais me cativou e me motiva até hoje.”
A docente acredita que o principal diferencial das aulas de futsal está na valorização da individualidade de cada aluno. “Entendemos que cada criança tem sua própria personalidade, e, por isso, nos esforçamos para conhecê-los a fundo”, sinaliza.
A profissional explica que a valorização do perfil de cada aluno a permite adaptar o treinamento a necessidades específicas e da turma como um todo.
"Sempre tratamos os alunos com muito respeito e carinho, mostrando na prática como um ambiente respeitoso pode ser mais leve e divertido. Como professora, é muito gratificante ver o impacto disso ao longo dos anos", explica.
"Alunos que começaram comigo aos 3 anos de idade e hoje, já adolescentes, ainda me cumprimentam com um sorriso e um caloroso ‘Oi, Miss Laryssa’. Esses momentos refletem como o futsal vai além do esporte, promovendo valores que os alunos levam para a vida."
Laryssa Vieira, professora de Futsal da Escola Canadense de Brasília
Entre as atividades extracurriculares que a Escola Canadense de Brasília oferece estão:
- Ballet
- Basquete
- Jazz dance
- Judô
- Futsal
- Música
- Teatro musical
- Xadrez
A partir do dia 15 de janeiro, inclusive, a Escola Canadense lança os Clubs – aulas extracurriculares – para o ano letivo de 2025.
4 imagensAlunos da Escola Canadense - MetrópolesAlunos da Escola Canadense - MetrópolesAlunos da Escola Canadense - MetrópolesAlunos da Escola Canadense - MetrópolesEstrutura escolar
A Escola Canadense é uma Certified School (Escola Certificada) pelo International Baccalaureate® (IB) no programa Primary Years Programme (PYP), que corresponde à Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais do Grade 1 ao Grade 5 (1º Ano ao 5º Ano).
E IB Candidate School (Escola Candidata) no programa Middle Years Programme (MYP) para Grade 6 (6º Ano) e Grade 7 (7º Ano).
Assim, a metodologia da escola promove a aprendizagem ativa, respeitando o ritmo individual e coletivo dos alunos. Com base nos currículos brasileiro e internacional, há o incentivo de uma cultura de aprendizagem colaborativa, de empatia e respeito às diferenças.
Além de oferecer um ambiente de imersão completa em inglês e português, nossos alunos são encorajados a questionar, experimentar, descobrir e compartilhar. Na nossa escola, as crianças desenvolvem autonomia, raciocínio crítico e uma verdadeira paixão pelo aprendizado ao longo da vida.
Quanto ao programa bilíngue da escola, os alunos vivenciam uma imersão completa em Inglês e Português, desenvolvendo fluência em ambos os idiomas.
Além do Inglês e Português, há aulas de Espanhol como disciplina obrigatória do 6º ao 9º ano e Francês como opção a partir dos 4 anos de idade, ampliando as competências linguísticas dos alunos.
Vale reiterar a implementação de programas internacionais, como IB, Cambridge, Guia do PAS, além do currículo MYP, que preparam os alunos para universidades no Brasil e exterior.
Escola Canadense de Brasília
Unidade Sudoeste
SIG Quadra 8, Lote 2225, Parte F – Brasília (DF)
Telefone: (61) 3961-4350
Unidade Águas Claras
QS 5, Avenida Areal, Lote 04 – Águas Claras (DF)
Telefone: (61) 3247-1130