Lula e Macron conversam sobre mudanças na checagem de fatos da Meta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta sexta-feira (10/1) com o presidente da França, Emmanuel Macron.

Foto: Metrópoles

Foto: Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta sexta-feira (10/1) com o presidente da França, Emmanuel Macron. Eles trataram de temas bilaterais e Lula foi convidado a fazer uma visita à França.

Sobre o que os líderes conversaram:

  • Segundo o Palácio do Planalto, os dois falaram por cerca de 30 minutos e discutiram, entre outros temas, a decisão da Meta de mudar o sistema de checagem de fatos de conteúdo que circula em suas redes.
  • Os líderes, ainda segundo o relato do governo brasileiro, concordaram que Brasil e Europa devem trabalhar para impedir a disseminação de desinformação que “coloque em risco a soberania dos países, a democracia e os direitos fundamentais de seus cidadãos”.
  • Macron também reforçou o convite a Lula para realizar um visita de Estado à França em junho.
Leia também

Mudanças na Meta

Na última terça-feira (7/1), o CEO da Meta, dona de redes como Facebook, Instagram e WhatsApp, Mark Zuckerberg, anunciou que as plataformas deixarão de ter um departamento dedicado à checagem de fatos e instalarão um modelo de notas da comunidade, semelhante ao que ocorre no X, rede de Elon Musk.

Nesta sexta-feira, a Advocacia-Geral da União (AGU) oficiou a Meta para explicar as alterações na política. O órgão do governo federal deu 72 horas para a empresa responder aos questionamentos.