Com Galípolo e diretores, BC publica foto da nova composição do banco

O Banco Central (BC) publicou, nesta quinta-feira (2/1), a foto da nova diretoria da instituição.

Foto: Metrópoles

Foto: Metrópoles

O Banco Central (BC) publicou, nesta quinta-feira (2/1), a foto da nova diretoria da instituição. O novo presidente do BC, Gabriel Galípolo, está entre os membros do colegiado. Ele já assumiu o cargo junto com os diretores Izabela Correa, Gilneu Vivan e Nilton David.

Galípolo assume o BC diante de um momento de pressão sobre o dólar. A moeda estrangeira fechou esta quinta cotada a R$ 6,16. Foi o primeiro pregão deste ano. Galípolo assumiu o cargo com a saída de Roberto Campos Neto, que concluiu o mandato no fim de 2024. Ele foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

O novo presidente do BC, indicado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, terá um mandato como presidente de 4 anos, assim como foi o de Campos Neto. Galípolo já integrava o colegiado do BC, como Diretor de Política Monetária. Ele terá de lidar com uma inflação que tende a fechar o ano em 4,9%, ou seja, acima do teto da meta, que é de 4,5% – o centro da meta é 3%. O cenário atual é de desconfiança do mercado quanto à gestão da equipe econômica do governo Lula.

Leia também

A taxa Selic está em 12,25% e o colegiado do BC sinalizou na última reunião, em dezembro de 2024, que deve haver mais duas elevações de 1 ponto porcentual, em cada uma delas, nas próximas reuniões do grupo, elevando o índice para 14,25% ao ano. As próxima reunião para definição da nova taxa básica de juros está marcada para os dias 28 e 29 deste mês.

Veja a distribuição das diretorias:

Izabela Correa – Diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta;

Gilneu Vivan – Diretoria de Regulação;

Nilton David – Diretor de Política Monetária;