Mesmo sem fumaça, ar seco e altas temperaturas voltam pelo Brasil
As altas temperaturas e o ar seco retornam ao Brasil nesta quarta-feira (28/8) após o afastamento do ar frio polar.
As altas temperaturas e o ar seco retornam ao Brasil nesta quarta-feira (28/8) após o afastamento do ar frio polar. Embora o calor predomine durante o dia, as regiões Sul e Sudeste ainda enfrentarão frio durante a madrugada e ao amanhecer.
Já nas áreas do Centro-Oeste, Norte e interior do Nordeste, as temperaturas devem subir significativamente, podendo ultrapassar os 35°C.
12 imagensGetty ImagesIra T. Nicolai/ Getty ImagesTom Werner/ Getty ImagesGetty Images/ Getty ImagesAnastasiia Krivenok/ Getty ImagesKatrin Ray Shumakov/ Getty ImagesLeoFFreitas/ Getty ImagesGillian Henry/ Getty ImagesJUAN GAERTNER/SCIENCE PHOTO LIBRARY/ Getty ImagesAerialPerspective Images/ Getty ImagesReproduçãoArtur Debat/ Getty ImagesCom a elevação das temperaturas, o ar tende a ficar mais seco em diversas partes do país. Segundo dados do Climatempo, cerca de 13 estados brasileiros registraram níveis de umidade do ar iguais ou abaixo de 20%.
O país terá um dia com poucas nuvens e sem previsão de chuva na maior parte das regiões. No Sul, o leste do Paraná, Santa Catarina e as áreas serranas do Rio Grande do Sul poderão ter sol entre muitas nuvens, com nevoeiros se formando apenas pela manhã.
No Sudeste, geadas podem ocorrer nas áreas mais elevadas da Serra da Mantiqueira, com temperaturas ao amanhecer podendo chegar a 0°C, especialmente entre São Paulo e Minas Gerais, além das cidades de Friburgo e Teresópolis.
Já no Vale do Rio, Vale do Jequitinhonha e no Espírito Santo, haverá períodos de sol entre nuvens ao longo do dia, sem previsão de chuva.
Leia também
-
Brasil -
São Paulo Risco de incêndio: calor e clima seco geram alerta no interior de SP
-
Brasil Calor e fogo: “A gente está assustado”, afirma presidente do Ibama
Ar seco e calor intenso no Centro-Oeste, Norte e Nordeste
No Centro-Oeste, o calor intenso predomina com ar extremamente seco, destacando-se Cuiabá, que será a capital mais quente do país nesta quarta-feira.
Na região Norte, o sol e o tempo seco também prevalecem, com o agravante do excesso de fumaça causado pelos incêndios. Níveis de umidade abaixo de 20% podem ser registrados no sul do Pará, de Rondônia e no Tocantins.
Na região Nordeste, o dia será marcado por sol forte e sem previsão de chuvas na maior parte das áreas. Entretanto, uma frente fria deve trazer instabilidade para o sul e o leste da Bahia, especialmente no litoral.
Também há previsão de chuva em Sergipe, Alagoas, na Zona da Mata e no Agreste da Paraíba, Pernambuco e no leste do Rio Grande do Norte, embora o sol ainda apareça em alguns períodos, de acordo com o Climatempo.