Francês que eliminou argentina sofre ataques racistas na web

A rixa entre França e Argentina ganhou novos capítulos com o jogo entre as seleções pelas Olimpíadas de Paris, nesta sexta-feira (2/8).

Francês que eliminou argentina sofre ataques racistas na web

A rixa entre França e Argentina ganhou novos capítulos com o jogo entre as seleções pelas Olimpíadas de Paris, nesta sexta-feira (2/8). Os torcedores argentinos voltaram a cantar músicas de teor racista em direção aos franceses e, não suficiente, atacaram as redes sociais do autor do gol da eliminação.

O atacante Jean-Philippe Mateta balançou as redes argentinas para classificar seu país para as semifinais em Paris. "Eles jogam pela França, mas são de Angola. Que bom que eles vão correr, se relacionam com transexuais. A mãe deles é nigeriana, o pai deles cambojano, mas no passaporte: francês", cantavam os torcedores para o autor do gol que é negro.

Leia também

Nas redes sociais, os argentinos mandaram emojis como a bandeira de Angola, correntes, macacos, bananas e palavras, por exemplo, "africano" para Jean Philippe-Mateta. O atacante nasceu na França, sua mãe é francesa e seu pai é congolês. O atleta joga no time do Crystal Palace, da Inglaterra.

4 imagensBananasCorrentesEmoji de macaco1 de 4

Bandeiras da Angola

Reprodução/Instagram2 de 4

Bananas

Reprodução/Instagram3 de 4

Correntes

Reprodução/Instagram4 de 4

Emoji de macaco

Reprodução/Instagram

Franceses x argentinos

A rivalidade teve seu primeiro capítulo ainda na Copa de 2018, quando a França eliminou a Argentina nas oitavas de final da Copa do Mundo. Quatro anos depois, veio a resposta. As duas seleções se enfrentaram na decisão da Copa do Catar. Os argentinos venceram e as provocações ganharam tom de comemoração.

A situação ficou adormecida após o episódio. No entanto, após os argentinos conquistarem mais um título da Copa América, a situação escalou. Durante a celebração, jogadores da argentina cantaram a música racista xenofóbica contra jogadores franceses. O momento foi registrado pelo volante Enzo Fernandes, que fazia uma live em sua conta oficial no Instagram no momento e acabou deixando a si próprio e os colegas em situação delicada.

A Federação Francesa acionou a Fifa por conta do episódio. O Chelsea, clube de Enzo, cogitou uma punição ao jogador, que também foi repudiado pelos colegas de clube.