Páscoa de tempo quente e úmido: veja previsão para o feriado em todo Brasil

.

Páscoa de tempo quente e úmido: veja previsão para o feriado em todo Brasil
Mês de março deve terminar com pancadas de chuva em quase todas as regiões do país. Centro-Norte deve registrar os maiores acumulados de chuva. Feriado da Páscoa deve ter pancadas de chuva em todo o país.

INMET

Depois de uma semana de tempo instável em boa parte do país, o feriado da Páscoa deve ser de clima quente e úmido. De acordo com a Climatempo, o mês de março deve terminar com pancadas de chuva em quase todas as regiões do Brasil.

No feriado, a máximas devem ficar próximas aos 30°C na maior parte do país. Em São Paulo, que teve máximas de na casa dos 23°C nesta semana, os termômetros devem chegar a 28°C. Já no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, as temperaturas podem atingir os 31°C.

O meteorologista da Climatempo, Vinicius Lucyrio, comenta que o calor deve ir aumentando de forma gradual. "A primeira semana de abril deve ser de elevação diária das temperaturas no Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo e toda a região Sul do país".

As maiores temperaturas devem ser registradas no oeste do Paraná, no Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e na Bahia. Nesses locais, os termômetros devem ficar acima da média por alguns dias seguidos.

A meteorologista Maria Clara Sassaki analisa que no Centro-Sul as chuvas devem ser mais isoladas. A região abrange todos os estados do Sul, interior de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

"Há um corredor de umidade atravessando o país, mas a tendência é que a partir desta sexta ele comece a se dissipar", explica a meteorologista.

Com isso, áreas do Sudeste, Centro-Oeste e do Norte, que tiveram dias chuvosos nesta semana, devem ter mais aberturas de sol ao longo do feriado.

????? Os meteorologistas destacam que os estados que devem registrar os maiores acumulados de chuva nos próximos dias são:

Amazonas

Rondônia

Roraima

Rio de Janeiro

sul de Minas Gerais

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Nordeste também deve ter um feriado bastante chuvoso, em especial a faixa leste da região. As chuvas devem ser intensas entre a Bahia e o Rio Grande do Norte e na faixa litorânea entre o Ceará e o Maranhão.

???? De acordo com o Inmet, a combinação de dois fenômenos deve causar chuva na região:

Zona de Convergência Intertropical (ZCIT): encontro de ventos na região do Equador. É dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, segundo o Inmet;

Ondas de Leste: circulação de ventos do Oceano Atlântico em direção ao continente.

Veja abaixo como ficam as temperaturas nas capitais ao longo do feriado, de acordo com o Inmet.

Como será o outono? Veja o que diz a meteorologia sobre a estação

Como fica o tempo em cada região?

Sul

????? O feriado deve ser de calor, com a chegada de uma frente fria no domingo.

Sexta-feira (29): o dia será com bastante nuvens e períodos de sol. Há condições para pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite, com chance de chuva moderada a forte. As três capitais devem ter chuva, mas o sol deve predominar em boa parte do Rio Grande do Sul e do Paraná.

Sábado (30): o sol deve aparecer em boa parte do dia nos três estados da região. Curitiba, centro-leste do Paraná, litoral catarinense e Vale do Itajaí devem ter chuvas isoladas.

Domingo (31): o sol deve predominar nas capitais, mas uma frente fria chega ao Rio Grande do Sul. Há previsão de pancadas de chuva com raios na parte da tarde e da noite no sul, cento e oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, oeste e sul do Paraná.

Sudeste

????? O tempo deve ficar úmido e quente nos dias de feriado, com condições para pancadas de chuva.

Sexta-feira (29): quase toda a região deve ter sol com períodos de chuva à tarde e à noite, apesar do calor.

Sábado (30): o sol deve predominar no Sudeste, com aumento da possibilidade de pancadas. Há risco de chuva forte no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Domingo (31): a previsão é de sol em boa parte da região. Minas Gerais e todo o estado do Rio de Janeiro devem ter pancadas de chuva. Há risco de chuva forte no Espírito Santo.

Centro-Oeste

????? A região segue com ar muito quente e úmido no feriado, condição que favorece a formação de nuvens carregadas.

Sexta-feira (29): boa parte da região deve ter um dia de sol com possibilidade de pancadas de chuva. Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul devem ter chuva com raios à tarde e à noite.

Sábado (30): o sol deve seguir predominante na região ao longo do dia, com pancadas de chuva à tarde e à noite.

Domingo (31): o tempo fica menos instável na região, com menores condições de chuva. O Centro-Oeste deve ter um domingo com mais sol e pancadas mais isoladas.

Nordeste

????? O feriado deve ser de tempo muito instável na região, com condições para chuvas ao longo dos três dias. As capitais devem ter períodos de sol e pancadas de chuva frequentes.

Sexta-feira (29): há possibilidade de chuva moderada a forte em São Luís, Teresina, João Pessoa, Recife e Maceió. A chuva mais volumosa deve ocorrer no Maranhão e no Piauí.

Sábado (30): o maior risco de chuva é para Teresina, Recife e João Pessoa. Na Bahia, o sol predomina no Vale do São Francisco.

Domingo (31): há risco de chuva forte no interior do Rio Grande do Norte e da Paraíba, no Piauí e no Ceará. A chuva deve ser frequente de Natal a Aracaju, com risco de chuva forte para Teresina e São Luís.

Norte

????? Com grande presença de ar quente e úmido na região, o tempo deve ficar instável em todos os estados ao longo do feriado.

Sexta-feira (29): o dia deve ter períodos com sol, muitas nuvens e pancadas frequentes, principalmente à tarde e à noite.

Sábado (30): a condição também é de instabilidade, com possibilidade de chuva moderada em todos os estados. As chuvas aumentam em Roraima, que começa a sair do seu período de seca.

Domingo (31): o tempo segue com sol e pancadas de chuva em boa parte da região. As capitais podem tem pancadas de chuva forte.

Veja como ficam as temperaturas nas capitais, segundo o Inmet: