Imagens inéditas mostram cubano que matou galerista Brent Sikkema manuseando besta; veja VÍDEO

.

Imagens inéditas mostram cubano que matou galerista Brent Sikkema manuseando besta; veja VÍDEO
Apesar do vídeo ser um dos elementos da reviravolta nas investigações, Alejandro matou o galerista com uma faca. Suspeito inicialmente de latrocínio, duas semanas depois do crime, Alejandro confessou o homicídio, orientado pelo advogado. Assassino comprou besta para matar galerista americano

Com imagens e informações inéditas, o Fantástico mostrou detalhes da investigação que, agora, aponta como mandante do assassinato do americano Brent Sikkema, Daniel Garcia Carrera, seu ex-marido. Sikkema foi morto em janeiro, no Rio, pelo cubano Alejandro Triana Prevez.

Um vídeo inédito, gravado por Alejandro, mostra o assassino manuseando uma arma besta. Nas imagens, o cubano estica o arco, coloca a flecha na besta e ajeita a câmera. Ele se senta, mira e finalmente atira. (Veja o vídeo acima na reportagem completa)

Alejandro grava momento em que monta uma besta.

Reprodução/Fantástico

Apesar do vídeo ser um dos elementos da reviravolta nas investigações, Alejandro matou o galerista com uma faca, após ter mudado de ideia. Suspeito inicialmente de latrocínio, duas semanas depois do crime, Alejandro confessou o homicídio, orientado pelo advogado.

'O grande mentor'

Segundo a investigação, a motivação de Daniel foi a disputa por milhões de dólares do patrimônio de Brent, que era sócio de uma importante galeria de arte em Nova York.

"O Daniel, ele é o grande mentor intelectual desse crime. A polícia não tem dúvidas de que o crime, ele foi planejado e totalmente elaborado com os mínimos detalhes pelo Daniel", explica o delegado Rômulo Assis.

Daniel Garcia Carrera (esquerda) e Brent Sikkema (direita).

Reprodução/Fantástico

À polícia, o assassino Alejandro diz que conheceu Daniel — que é cubano naturalizado americano — em Cuba, ao responder a um anúncio de emprego numa rede social. Virou segurança e faz tudo numa das casas durante um ano. Segundo Alejandro, nesse período, Brent não esteve na casa.

Após um tempo sem contato com Daniel, e já no Brasil, onde dava aulas de espanhol e fazia entregas, Alejandro afirmou que retomou o contato ele casualmente.

"Daniel soube da vida do Alejandro, que era uma vida de dificuldades e se aproveitando disso aqui no Brasil. Já veio falando que estava separado, que estava em processo de litígio com o Brent, e o Alejandro foi envolvido naquela história. E foi proposto pra ele esse homicídio", disse o advogado de Alejandro.

Pelo crime, Alejandro receberia US$ 200 mil, o equivalente à cerca de R$ 1 milhão, entre outras recompensas.

A Justiça decretou a prisão preventiva do ex-marido de Brent. Agora, segundo o delegado, há possibilidade de que Daniel cumpra pena nos EUA.

A reportagem procurou Daniel em Nova York, mas ele não quis gravar entrevista.

LEIA MAIS:

Brent Sikkema: quem era o galerista encontrado morto na Zona Sul do Rio

Galerista Brent Sikkema foi morto com 18 facadas, diz polícia

Veja o que já se sabe sobre o assassinato do galerista americano Brent Sikkema no Rio

Ouça os podcasts do Fantástico

ISSO É FANTÁSTICO

O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

PRAZER, RENATA

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.

BICHOS NA ESCUTA

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.