Cinco pessoas são presas com porções de drogas e munições durante Operação Omertá, em Álvares Machado

.

Cinco pessoas são presas com porções de drogas e munições durante Operação Omertá, em Álvares Machado
Polícia Civil cumpriu nove mandados nesta quinta (21) e sexta-feira (22). Polícia Civil apreendeu porções de drogas, munições, armas de paintball, celulares e balanças de precisão, em Álvares Machado (SP)

Polícia Civil

Cinco pessoas foram presas por tráfico de drogas durante a Operação Omertá, em Álvares Machado (SP). A Polícia Civil cumpriu cinco mandados de prisão temporária e quatro mandados de busca e apreensão domiciliar na noite desta quinta-feira (21) e manhã desta sexta-feira (22).

Durante a operação, também foram localizadas porções de seis tipos de entorpecentes, munições e armas de paintball.

A ação contou com o apoio do Corpo Especial de Repressão ao Crime Organizado (Cerco) da Polícia Civil de Presidente Prudente (SP), da Polícia Militar e do Canil do 8º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep).

A operação foi motivada após a prisão de um homem por tráfico de drogas no bairro Parque dos Pinheiros no mês de abril, após ter sido flagrado com duas porções de maconha.

As investigações apontaram que o suspeito integrava um esquema criminoso junto com a esposa, que também realizava o tráfico de drogas em Álvares Machado, com foco nos bairros Parque dos Pinheiros, Jardim Antônio Picchioni e outros.

Além da venda dos ilícitos, o casal também intermediava o comércio de drogas através de outra comparsa e comprava os entorpecentes de uma mulher para realizar a revenda.

Maconha 'gourmet' e outros

A Polícia Civil também identificou que o grupo criminoso comercializava maconha "gourmet", que é cultivada com mais cuidado e possui maior concentração de tetrahidrocanabinol, substância que pode causar dependência química. Por conta disso, ela possui um valor superior ao da maconha considerada comum.

Os agentes verificaram que os suspeitos escondiam as drogas em áreas verdes próximas às residências em que moram, visando dificultar a atuação da polícia.

Diante dos fatos, foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária e quatro de busca e apreensão domiciliar.

Ao todo, dois homens, de 26 e 27 anos, e três mulheres, de 26, 33 e 53, foram presos nesta quinta e sexta-feira.

Ainda durante as buscas, foram localizados e apreendidos:

1 porção de haxixe;

1 porção de metanfetamina;

1 porção de cocaína;

3 porções de crack;

4 porções de ecstasy;

6 porções de maconha;

10 munições de arma calibre .38;

2 balanças de precisão;

4 celulares.

Também foram apreendidas duas armas de paintball, que serão investigadas.

Operação Omertá

A Operação Omertá reuniu diversos resultados de investigação das Polícias Civil e Militar com utilização de recursos tecnológicos, considerados suficientes para desmantelar o núcleo criminoso em Álvares Machado.

Ainda segundo a corporação, as prisões temporárias dos suspeitos têm prazo inicial de 30 dias, podendo ser prorrogada por mais um mês.

Os dois homens serão encaminhados para a Cadeia Pública de Presidente Venceslau (SP) e as mulheres serão levadas para a Cadeia Pública de Tupi Paulista (SP).

VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente

Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.