A recente polêmica envolvendo uma lista de influenciadores, vazada por equipes de agências de publicidade, movimentou o mundo dos famosos e escancarou uma realidade que muitos preferem ignorar.
Comentários sobre as dificuldades no trato profissional, famílias que complicam contratos e entregas feitas “no susto” revelaram os bastidores nada glamourosos da indústria do marketing de influência.
Carla Diaz, atriz e influencer, conseguiu virar o jogo ao transformar a situação em uma oportunidade, ao fazer uma publicidade inteligente baseada na repercussão da lista, mostrando que, em meio ao caos, alguns sabem aproveitar as crises.
Mas, nem todos tiveram a mesma sorte. Entre os desdobramentos, surgiram relatos de brigas familiares geradas pela repercussão e o medo de influenciadores perderem trabalhos. A lista vazada pode parecer uma fofoca inofensiva, mas para muitos, é o equivalente a uma bomba-relógio: o mercado, onde “o cliente sempre tem razão”, não perdoa.
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Bastidores quentes: primeira lista que ninguém viu
Agências e marcas agora estão mais atentas do que nunca. O CEO e fundador do Grupo Calone, Marcelo Calone, trouxe à tona um ponto decisivo da discussão, com exclusividade para a coluna Fábia Oliveira: existe uma outra lista, mais técnica e estratégica, que já circula entre agências e diretores de marketing.
Diferente da que vazou, essa é baseada em dados objetivos, com métricas que avaliam entregas, resultados e impacto real dos influenciadores. “Essa planilha vazada é, na verdade, fruto de desabafos das equipes de atendimento das agências, que lidam diretamente com os influenciadores e enfrentam dificuldades na comunicação com suas equipes ou famílias", pontuou.
Marcelo completou: "No entanto, no nível estratégico, há um sistema muito mais técnico, usado por grandes marcas e agências, que pontua quem realmente entrega resultados. É uma ferramenta precisa que separa o joio do trigo e orienta quem deve ser contratado ou não."
Segundo o empresário, essa lista técnica não apenas avalia números de engajamento, mas também o retorno real para as marcas, a qualidade das entregas e até mesmo a facilidade de comunicação durante os trabalhos.
3 imagensQuem será o próximo?
Com a repercussão da lista vazada e os desdobramentos nos bastidores, uma pergunta fica no ar: quem será o próximo influenciador a entrar na mira das agências? No mercado onde o cliente tem sempre a razão, o jogo está mais competitivo e exigente do que nunca. Para os fãs e curiosos, fica o alerta: nem tudo que reluz nas redes sociais é ouro.
Paolla Oliveira foi um dos nomes detonados
No arquivo que circulou nas redes sociais nos últimos dias, Paolla Oliveira foi duramente massacrada. "Chega exausta após as gravações, sendo que foi ela quem escolheu o dia da gravação. Não deixa o diretor de criação aprovar a maquiagem nem o figurino, a bonita é quem dita", pontuou uma das críticas.
Sobre a lista de influencers
A coluna descobriu que a planilha realmente é voltada aos profissionais das agências de comunicação, para que eles possam manifestar, de forma anônima, opiniões sobre trabalhos com influenciadores e artistas.
Nas supostas respostas dadas, é possível ver que muitos deles acumulam reclamações. Jojo Todynho, por exemplo, é vista como uma pessoa "grossa". Já Bruna Marquezine faz tudo "mal feito", de acordo com esses especialistas.
Veracidade das informações
A questão é que, como a listagem repercutiu, pessoas que não são do mercado publicitário também tiveram acesso ao documento e, assim, puderam responder também o formulário de forma anônima.
"Não dá pra ter certeza da veracidade das respostas, mas a finalidade da planilha é real", afirmou uma pessoa do meio publicitário ouvida por esta jornalista.
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