Deputado propõe 1º medalhista de ouro do Brasil como patrono olímpico

O deputado federal Raimundo Santos (PSD-PA) apresentou um projeto de lei (PL) em que pede que Guilherme Paraense seja declarado como patrono do esporte olímpico brasileiro.

Foto: Raimundo Santos

Foto: Raimundo Santos

O deputado federal Raimundo Santos (PSD-PA) apresentou um projeto de lei (PL) em que pede que Guilherme Paraense seja declarado como patrono do esporte olímpico brasileiro. Paraense foi o primeiro medalhista olímpico do Brasil.

"O Brasil ainda não dispõe de um patrono olímpico oficial na sua história, que sirva de referência e exemplo como justa homenagem e um símbolo a competidores e medalhistas do país que fizeram parte dos Jogos Olímpicos Modernos – e os que continuarão a representação e o legado nacional", argumenta o deputado federal.

A proposta está pronta para ser pautada na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. O relator do texto, Nitinho (PSD-SE), é favorável ao projeto e defendeu que Guilherme Paraense seja declarado patrono do esporte olímpico brasileiro.

Leia também

Quem é Guilherme Paraense?

Guilherme Paraense nasceu em Belém, no Pará, em 25 de junho de 1884, mas ainda pequeno mudou junto da família para o Rio de Janeiro, onde frequentou a Escola Militar de Realengo, responsável por formar oficiais do Exército.

Na edição das Olimpíadas de Verão de 1920, realizada em Antuérpia, na Bélgica, ele teve a oportunidade de ser o primeiro porta-bandeira brasileiro em Jogos Olímpicos.

Na mesma edição, Guilherme Paraense conquistou o ouro na prova de pistola rápida 30m. Ele também é medalhista de bronze por equipe na prova de pistola livre.

Guilherme Paraense faleceu em 18 de abril de 1968, aos 83 anos.