Chuvas: deputados pedem o adiamento do "Enem dos Concursos" no RS
Os deputados federais do Rio Grande do Sul pedem o adiamento do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, no estado.
Os deputados federais do Rio Grande do Sul pedem o adiamento do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, no estado. As provas estão marcadas para este domingo (5/5). A demanda dos parlamentares acontece em decorrência das fortes chuvas registradas nos últimos dias.
Até o momento, 213 cidades registraram inundações, quedas de barreiras e deslizamentos de terra. Dez mil pessoas estão desabrigadas. O número de mortos é de 29. Sessenta pessoas estão desaparecidas. As informações foram divulgadas pelo governador Eduardo Leite (PSDB) no início da noite desta quinta-feira (2/5).
Leia também
-
Brasil -
Brasil Eduardo Leite pede adiamento do CNU, o “Enem dos concursos”, no RS
-
Brasil "Aliviado", diz filho de mulher salva em enchente no Rio Grande do Sul
-
Brasil Saiba quem são as vítimas mortas pelas chuvas no Rio Grande do Sul
As deputadas Fernanda Melchionna (Psol-RS) e Franciane Bayer (Republicanos-RS) encaminharam ofícios ao governo federal em que pedem o adiamento do Enem dos Concursos. Dos 2,1 milhões de inscritos no certame, 80.348 mil vão fazer provas em 10 cidades do Rio Grande do Sul.
"Hoje protocolamos ofício à ministra Esther Dweck [da Gestão] questionando possível adiamento do Concurso Nacional Unificado no Rio Grande do Sul, que ocorrerá esse final de semana", escreveu Melchionna na rede social X, antigo Twitter.
Fernanda Melchionna e Franciane Bayer se solidarizaram com as famílias afetadas pela situação e destacaram que o momento é de união, tanto dos deputados quanto dos membros do Executivo federal.
Marinha-do-Brasil-presta-apoio-à-população-do-Rio-Grande-do-Sul apoio-forças-armadas-rio-grande-do-sul-2 (1) apoio-forças-armadas-rio-grande-do-sul-1 (1) rio-grande-do-sul-temporal (1) Chuvas-no-Rio-Grande-do-Sul-2024 0O governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) também pediu o adiamento da aplicação da prova.
O Metrópoles questionou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos sobre o possível adiamento da prova, mas não obteve resposta até a última atualização desta matéria. O espaço segue aberto.