Japão retira embargo de importações de aves vivas de MS após caso de gripe aviária

.

Japão retira embargo de importações de aves vivas de MS após caso de gripe aviária
Suspensão temporária foi feita em 20 de setembro após confirmação do 1º foco de gripe aviária em Mato Grosso do Sul. Em outubro, governo japonês retirou a suspensão da importação da carne de frago. Gripe aviária

TV TEM/ Arquivo

O Japão retirou o embargo que suspendia a importação de aves vivas e ovos férteis de Mato Grosso do Sul. As informações foram atualizadas na página de embargos e autorizações sanitárias do Ministério da Agricultura, e Pesca (MAF) do país oriental.

A suspensão foi anunciada em 20 de setembro após a confirmação do 1º foco de gripe aviária no estado. O vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP - H5N1) foi detectado em uma propriedade em Bonito (MS) – a 297 km de Campo Grande – no mês de setembro.

A retirada do embargo posto pelo ministério japonês foi dada após o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil enviar informações adicionais ao país sobre o encerramento do foco em Mato Grosso do Sul.

Antes, em 20 de outubro deste ano, o Japão já tinha retirado o embargo da importação de carne de frango.

O mercado japonês até o mês de agosto de 2023, teve 19% de participação no total das exportações de carne de frango produzidas no estado, ficando atrás apenas da China. Caso o embargo continuasse, o impacto no mercado regional seria muito maior.

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: