Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

2ª edição do Festival Itália Mia retorna em novembro à capital paraense

.


Evento, gratuito, reunirá gastronomia, dança, música, exposições e cinema, de 3 a 5 de novembro na Estação das Docas. Segunda edição do Festival Itália Mia será no Boulevard da Gastronomia e no cinema da Estação das Docas

Beatriz Santos/Ascom OS Pará 2000

A segunda edição do Festival Itália Mia chegará a Belém no mês de novembro, na Estação das Docas, e terá programação gratuita envolvendo gastronomia, dança, música, exposições e cinema da Itália. O evento, que busca dar destaque para as influências da cultura italiana no Pará, é promovido pelo Grupo Liberal e tem chancela da embaixada da Itália no Brasil.

"Nesta segunda edição do Itália Mia, estamos com uma grande expectativa, principalmente em relação ao público. A primeira nos surpreendeu pelo interesse das pessoas em conhecer um pouco mais sobre a cultura italiana. Todos os dias, houve bastante aderência do público em todas as atrações do festival. Este ano, esperamos ainda mais pessoas circulando pelo Itália Mia. Para isso, estamos preparando muitas novidades para todos, com exposições, espaços instagramáveis, homenagens e a customização do ambiente com uma nova temática", diz o coordenador do festival, Aurélio Oliveira.

Gastronomia, música e arte italiana garantidas para 2ª edição

Pizzas, risotos, lasanhas, espaguetes, pães, sorvetes e outras delícias da culinária italiana, que já encantam o paladar dos paraenses, estarão presentes no espaço através de restaurantes, docerias, adegas e pizzarias atuantes no Pará.

O Festival Itália Mia terá ainda atrações musicais, com Luiz Pardal, Jacinto Kahwage, Paulo Assunção, Alba Maria e o Coral Infantil da Fundação Amazônica de Música, além de apresentações de danças tradicionais da Itália, com performance da Cia de Dança Ana Unger.

A programação abrigará ainda a exposição Giovanni Gallo & Museu do Marajó e o Festival de Cinema Italiano no Brasil, que exibirá dezenas de filmes, entre clássicos e inéditos. As sessões serão realizadas no Teatro Maria Sylvia Nunes e no Cine Sesc Ver-o-Peso.

Giovanni Gallo: padre italiano será homenageado durante festival

A vida e obra do padre italiano Giovanni Gallo serão destaques na 2ª edição do Festival Itália Mia. Nascido em Turim, em 1927, o religioso dedicou anos de sua vida ao povo e cultura marajoaras. Sacerdote da Companhia de Jesus, Giovanni atuou na Amazônia brasileira desde 1970 até a sua morte, em 2003.

Naturalizado brasileiro, é uma das personalidades do estado que trouxe sua influência italiana em grandes realizações que repercutem para além dos dias atuais.

Por três décadas viveu no Marajó, onde atuou em empreendimentos sociais, o que fez dele uma pessoa popular, que transitava entre diversos grupos. Em 1981, Gallo recebeu o título de Cidadão do Pará e, em 2000, o título de Cidadão do Turismo Paraense.

Desde sua chegada, o padre preocupou-se em preservar a história e a memória do povo e do lugar que lhe acolheu, inclusive guardando peças arqueológica entregues pelos moradores. As peças deram origem ao acervo do Museu do Marajó, fundado em 1972, e em funcionamento em Cachoeira do Arari. É um dos pontos turísticos mais importantes do estado, sendo considerado uma referência cultural e científica sobre as pessoas e as cidades do maior arquipélago do norte do Brasil.

Pará-Itália: conexão é encontrada até hoje na cidade

A formação do estado do Pará também teve influências italiana que se estendem até os dias atuais. Religiosos italianos em missão como os jesuítas, capuchinhos e salesianos, ao lado das congregações femininas, deixaram marcas de sua presença em estabelecimentos de ensino, hospitais e museus.

Outros grupos importantes foram arquitetos, pintores, músicos e artistas, inspirados pelo Renascimento Italiano, também marcaram a história através de construções. No século XVIII, por exemplo, Giuseppe Antonio Landi foi responsável pelo projeto de diversas igrejas como a Catedral da Sé, Carmo, São João e Mercês. O legado do arquiteto foi um dos destaques da 1ª edição do Festival Itália Mia.

No século XIX, Domenico de Angelis e Giovanni Capranesi foram autores da decoração e da pintura do Theatro da Paz.

No início do século XX, o engenheiro calabrês Filinto Santoro construiu vários prédios públicos, como o Palacete Montenegro, que hoje abriga o Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA).

"O Itália Mia nasceu do desejo de resgatar e celebrar as inúmeras conexões históricas entre a Itália e o Pará e vice-versa. A arquitetura de algumas de nossas mais belas construções, por exemplo, foram obras de arquitetos, pintores e artistas italianos. Imigrantes que aqui chegaram, nas primeiras décadas do século XX, trouxeram na bagagem sabores da Itália que logo nos conquistaram e se mesclaram a nossa rica gastronomia. Se lançarmos um olhar sobre as artes, a moda, o turismo, a comunicação e outros segmentos, sempre haverá uma próxima, rica e carinhosa relação entre paraenses e italianos", destaca Rosângela Maiorana, executiva, jornalista e neta de italianos.

Festival Itália Mia

O Festival Itália Mia é uma realização do Grupo Liberal e, de 3 a 55 de novembro de 2023, vai destacar as influências da cultura italiana no Pará, reunindo elementos da gastronomia, arquitetura, dança, música e cinema do país europeu. O evento será gratuito e destinado aos públicos de todas as idades na Estação das Docas, em Belém.

O evento tem o patrocínio da Embaixada da Itália no Brasil e o apoio institucional do Governo do Estado do Pará.

O vice-consulado italiano no estado funciona na sede do Grupo Liberal, o qual tem raízes italianas originárias de seu fundador, o jornalista e empreendedor Romulo Maiorana. No Pará, a vice-cônsul da Itália é Rosângela Maiorana, também é vice-presidente do grupo de comunicação.

Veja a programação do Festival Itália Mia 2023:

Sexta, 3 de novembro

10h – 22h | Espaço Expositivo Giovanni Gallo & Museu do Marajó

11h – 22h | Espaço Gastronômico

18h | Show Especial de Abertura (Trio Paraense apresenta Luiz Pardal, Jacinto Kahwage, Paulo Assunção e Alba Maria | Cia de Dança Ana Unger apresenta Performance | Coral Infantil da Fundação Amazônica de Música)

19h | Festival de Cinema Italiano Cine Estação – Documentário Giovanni Gallo: O Italiano Marajoara. 2023. 55min. Classificação: Livre

21h | Festival de Cinema Italiano Cine Estação: Retrospectiva Comédias Clássicas – Amore All'italiana (Amor à Italiana). 1966. 95mim. Classificação: 14 anos

Sábado, 4 de novembro

10h – 22h | Espaço Expositivo Giovanni Gallo & Museu do Marajó

11h – 22h | Espaço Gastronômico

16h | Festival de Cinema Italiano Cine Estação: Retrospectiva Comédias Clássicas – Mimí Metallurgico Ferito Nell'onore (Mimi, O Metalúrgico). 1972. 121mim. Classificação: 14 anos

18h | Festival de Cinema Italiano Cine Estação – Documentário Giovanni Gallo: O Italiano Marajoara. 2023. 55min. Classificação: Livre

19h | Festival de Cinema Italiano Cine Estação: Retrospectiva Comédias Clássicas – Berlinguer Ti Voglio Bene (Berlinguer I Love You). 1977. 90mim. Classificação: 14 anos

20h | Show Especial (Trio Paraense apresenta Luiz Pardal, Jacinto Kahwage, Paulo Assunção e Alba Maria | Cia de Dança Ana Unger apresenta Performance)

21h | Festival de Cinema Italiano Cine Estação: Retrospectiva Comédias Clássicas – Travolti da An Insolito Destino Nell'azzurro Mare D'agosto (Por Um Destino Insólito). 1974. 114mim. Classificação: 14 anos

Domingo, 5 de novembro

10h – 22h | Espaço Expositivo Giovanni Gallo & Museu do Marajó

11h – 22h | Espaço Gastronômico

16h | Festival de Cinema Italiano Cine Estação: Retrospectiva Comédias Clássicas – Venga a Prendere Il Caffè da Noi (Venha Tomar Um Café Conosco). 1970. 100mim. Classificação: 14 anos

18h | Festival de Cinema Italiano Cine Estação – Documentário Giovanni Gallo: O Italiano Marajoara. 2023. 55min. Classificação: Livre

19h | Festival de Cinema Italiano Cine Estação: Retrospectiva Comédias Clássicas – Brancaleone Alle Crociate (Brancaleone Nas Cruzadas). 1970. 116mim. Classificação: 14 anos

20h | Show Especial (Trio Paraense apresenta Luiz Pardal, Jacinto Kahwage, Paulo Assunção e Alba Maria | Cia de Dança Ana Unger apresenta Performance)

21h | Festival de Cinema Italiano Cine Estação: Retrospectiva Comédias Clássicas – Anatra All'arancia (Pato com laranja). 1975. 106mim. Classificação: 14 anos

Serviço: Festival Itália Mia - 2 edição

Data: 3 a 5 de novembro de 2023

Horário: 10h às 21h

Local: Cine Estação e Boulevard da Gastronomia, na Estação das Docas

Entrada franca.

Assista a outras notícias do Pará:

G1 nacional

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!