O presidente Lula tem preferido despachar, desde dezembro de 2024, na Granja do Torto, residência de campo da Presidência da República em Brasília, em vez do Palácio do Planalto.
Nesta semana, por exemplo, o petista realizou a primeira reunião ministerial de 2025 no Torto, na segunda-feira (20/1), assim como decidiu trabalhar na residência ao logo de toda esta quinta-feira (23/1).
4 imagensSegundo ministros, a preferência de Lula pela Granja do Torto após as cirurgias na cabeça se deve ao fato de conseguir ter um controle maior de sua agenda na casa de campo do que quando despacha do Planalto.
Assessores presidenciais afirmam que, no Planalto, palácio que funciona como sede oficial da Presidência, Lula costuma ser mais “interrompido” por auxiliares e aliados, por ter um acesso mais fácil.
Leia também
-
Igor Gadelha Por que Lula decidiu despachar da residência de campo da Presidência
-
Igor Gadelha Lula fará reunião ministerial na Granja do Torto
-
Brasil Depois de Lira, Lula recebe Hugo Motta na Granja do Torto
-
Igor Gadelha Lula convoca ministros para reunião ministerial em janeiro
"No gabinete no Planalto, ministro, gente que veio para ato, gente que vem para outra audiências vão para lá pressionar para uma foto, uma audiência fora da agenda. No Torto, isso não acontece, e ele consegue organizar melhor a agenda", afirmou à coluna um ministro próximo a Lula.
Últimas agendas de Lula em 2024 foram na residência
Como noticiou a coluna, Lula tem usado mais a Granja do Torto para despachar após passar por cirurgias na cabeça. O petista optou pela residência nas últimas agendas de 2024.
Naqueles dias, o presidente usou o Torto para receber ministros e até o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), favorito para ser eleito presidente da Câmara em 1º de fevereiro.
Sem poder viajar de avião por causa da recuperação das cirurgias, o presidente também optou por passar o Ano Novo na residência de campo, ao lado da primeira-dama Janja.
A Granja do Torto fica fora do chamado "plano piloto" de Brasília. A residência está localizada a 14 quilômetros do Palácio do Planalto e a 16 quilômetros do Palácio da Alvorada, residência
Metropoles