Chuvas: Defesa Civil envia alerta severo para a capital e Grande SP

São Paulo — Em razão das fortes chuvas que atingem a capital paulista e cidades da região metropolitana, a Defesa Civil do estado enviou “alerta cell broadcast severo” para a população por meio de mensagens para aparelhos celulares.

Foto: YouTube

Foto: YouTube

São Paulo — Em razão das fortes chuvas que atingem a capital paulista e cidades da região metropolitana, a Defesa Civil do estado enviou “alerta cell broadcast severo” para a população por meio de mensagens para aparelhos celulares. Segundo o órgão, os alertas severos foram enviados para as zonas norte, leste e centro da capital, além das cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Diadema e Mauá, todas na região conhecida como ABCD, na Grande São Paulo.

O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE-SP) colocou toda a cidade em estado de atenção para alagamentos em razão das chuvas da noite desta sexta-feira (31/1).

De acordo com o comunicado do órgão, as zonas leste, norte, centro e Marginal Tietê entraram em estado de atenção às 21h13. Já as zonas oeste, sul, sudeste e a Marginal Pinheiros foram elevadas à tal classificação antes, às 20h50.

Dados do radar meteorológico da Prefeitura de São Paulo mostraram que os pontos mais significativos de chuva atingem, principalmente, o Butantã, Pinheiros, São Miguel Paulista e Cidade Ademar. Ainda de acordo com o GGE-SP, novos pontos podem surgir nas próximas horas. No entanto, as chuvas devem seguir ocorrendo na forma de pancadas.

Primeiro alerta severo

Na última sexta-feira (24/1), a Defesa Civil de São Paulo emitiu, pela primeira vez, um alerta severo para a capital paulista em decorrência da chuva que atingiu a cidade. O comunicado foi disparado nos celulares de quem estava na região.

Leia também

Alagamentos

Às 23h30, O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (GCE-SP) colocou em estado de alerta para alagamentos a a região da Subprefeitura da Vila Prudente. Segundo o órgão, houve transbordamento do Córrego Mooca, na altura da Avenida Vila Ema.

Mais cedo, às 22h30, havia registro de alagamentos nas ruas Manoel Dutra (Sé); Sérgio Paulo Freddi (Butantã); Marginal Pinheiros, altura da Ponte Engenheiro Roberto Zuccolo (Cidade Jardim); Abegoária, Aspicuelta, Afrânio Peixoto e Praça Panamericana, altura da Avenida Pedroso de Moraes (todas em Pinheiros); Avenida 23 de Maio, altura do Viaduto Euclides Figueiredo (Ibirapuera).

Interior e Grande São Paulo

De acordo com a Defesa Civil, também chove forte na noite desta sexta em áreas de Campinas e Sorocaba. Na Grande São Pulo, destacam-se as chuvas que atingem as cidades de Embu das Artes e Itapecerica da Serra.

Guarujá

De acordo com a Defesa Civil Municipal do Guarujá, houve três solicitações de apoio em razão de deslizamentos de terra. Um dos chamados diz respeito à ocorrência na Estrada Santa Cruz dos Navegantes. Os outros dois locais atingidos por desmoronamentos são na Vila Zilda e na Vila Baiana. Não havia informação sobre vítimas, até o momento da publicação desta reportagem.