Trump diz que relação é "excelente", mas que Brasil depende dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta segunda-feira (20/1), que o Brasil precisa mais do país que os americanos do aliado.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta segunda-feira (20/1), que o Brasil precisa mais do país que os americanos do aliado. A afirmação foi realizada a jornalistas durante a assinatura dos primeiros atos de governo do republicano.
Enquanto fazia a assinatura de ordens executivas, Trump respondeu a perguntas de jornalistas. Sobre o Brasil, Trump afirmou que tem uma relação “excelente” com o país. “A relação é excelente, eles precisam da gente, eles precisam mais da gente. Todos (os países) precisam mais dos EUA”, afirmou.
Mais cedo, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizou Trump por meio da rede social X (antigo Twitter).
“Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica. Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura”, escreveu Lula.
Leia também
-
Ilca Maria Estevão -
Mundo EUA: no Capitólio, Donald Trump é empossado como 47º presidente
-
Mundo Veja os líderes que foram convidados para a posse de Donald Trump
-
Mundo Após posse, Lula cumprimenta Trump “em nome do povo brasileiro”
OMS
Trump também foi questionado sobre vários pontos. Ao ser perguntado sobre a Organização Mundial da Saúde (OMS), ele disse que o país deixaria a instituição. O republicano afirmou ser relevante uma coordenação internacional para a saúde, mas que a OMS “rouba” o país. Ele fez uma comparação sobre os valores que pagam os EUA e a China, e disse não ser justo por causa da diferença no tamanho da população de ambos.