Inquérito que apura manipulação no basquete será arquivado pelo STJD
O inquérito aberto no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Basquete para investigar uma suposta manipulação de resultados no Novo Basquete Brasil (NBB), a primeira divisão do esporte, será arquivado.
O inquérito aberto no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Basquete para investigar uma suposta manipulação de resultados no Novo Basquete Brasil (NBB), a primeira divisão do esporte, será arquivado. A investigação não chegou a nenhum dado conclusivo.
O inquérito foi aberto após a empresa de monitoramento contratada pela Federação Internacional produzir um relatório sobre a suspeita. A informação era que o jogador americano Kenny Dawkins, do Caxias do Sul, teria atuado abaixo da média de forma proposital, em partida contra o Corinthians.
Leia também
-
Guilherme Amado -
Guilherme Amado Caixa anuncia patrocínio ao COB, em meio a incerteza sobre repasses
-
Guilherme Amado Flamengo tem mais um candidato à presidência. Saiba quem é
-
Guilherme Amado Ex-presidente da Confederação de Basquete terá que indenizar entidade
Ao longo da investigação, comissão técnica, jogadores e árbitros foram ouvidos, mas todos alegaram não ter nenhum conhecimento sobre a suposta prática. Já Dawkins não foi ouvido. Ele se transferiu para o México logo após o fim da temporada 2023/2024.
Como o STJD tem apenas poder de fazer investigações administrativas, o caso será engavetado. Contudo, os dados do relatório foram enviados ao Ministério Público de São Paulo e à Polícia Federal. Os órgãos apuram as responsabilidades criminais.
Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp
Siga a coluna no Instagram
Siga a coluna no Threads