A primeira agenda da substituta de Silvio Almeida nos Direitos Humanos

Substituta de Silvio Almeida no Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo terá na tarde desta segunda-feira (9/9) a primeira agenda na pasta.

A primeira agenda da substituta de Silvio Almeida nos Direitos Humanos

Substituta de Silvio Almeida no Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo terá na tarde desta segunda-feira (9/9) a primeira agenda na pasta. A pedido do presidente Lula, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, que comanda o MDHC interinamente, levará a nova colega de esplanada para uma reunião com secretários da pasta, fora da agenda oficial.

A presença de Esther ao lado da nova ministra na reunião é uma maneira de garantir uma transição harmoniosa. Nos bastidores, a expectativa é que a posse de Macaé Evaristo ocorra ainda nesta semana. Há pressa porque o governo Lula deseja estancar logo a crise causada pelas denúncias contra Silvio Almeida, acusado de assediar sexualmente colegas da esplanada, incluindo a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

7 imagensMacaé Evaristo, nova ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, que assume cargo após demissão de Silvio Almeida.Silvio Almeida Silvio Almeida e Anielle FrancoO presidente Lula (PT) ao lado da ministra da Gestão e Inovação no Serviço Público, Esther Dweck, que liderou a realização do CNU.1 de 7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao lado de Macaé Evaristo, nova ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, que assume cargo após demissão de Silvio Almeida.

Ricardo Stuckert/PR2 de 7

Reprodução / redes sociais3 de 7

Macaé Evaristo, nova ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, que assume cargo após demissão de Silvio Almeida.

Sarah Torres/ALMG4 de 7

Silvio Almeida

Divulgação/Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania5 de 7

Silvio Almeida e Anielle Franco

Divulgação/Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania6 de 7

O presidente Lula (PT) ao lado da ministra da Gestão e Inovação no Serviço Público, Esther Dweck, que liderou a realização do CNU.

Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)7 de 7

Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)

Macaé é deputada estadual pelo PT de Minas Gerais. Ela é formada em Serviço Social, mestra e doutoranda em Educação. A parlamentar foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária municipal de Educação (2005-2012) e secretária estadual de Educação (2015-2018). Também atuou como secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação entre 2013 e 2014.

Durante sua atuação no MEC, Evaristo coordenou programas como a implementação das Escolas Indígenas, o modelo de Escola Integral em Minas Gerais, a Escola Integrada em Belo Horizonte, e a política de cotas para estudantes de escolas públicas, negros e indígenas no ensino superior.

Leia também