Brasília é a 2ª capital do país há mais tempo sem chuvas: são 134 dias
Brasília é a segunda capital do país que está há mais dias sem registro de chuvas.
Brasília é a segunda capital do país que está há mais dias sem registro de chuvas. Há mais de 130 dias encarando a seca, a cidade está atrás, apenas, da capital mineira, já que Belo Horizonte (MG) está há 152 dias em estiagem. Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
A expectativa é que a situação se estenda pelo menos até o fim do mês de setembro. Ana Paula Cunha, pesquisadora do Cemaden, afirma que a previsão para o DF pode ser ainda pior. “No Sudeste, a situação deve perdurar até, pelo menos, o final do mês. No Centro-Norte pode ser mais”, detalha.
Leia também
Segundo o Cemaden, a ausência prolongada de chuva intensifica as condições da seca, agravando ainda mais os impactos nas regiões afetadas e aumentando a vulnerabilidade das comunidades locais.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirma a previsão de Ana Paula. Os meteorologistas avaliam que existe um pequeno sinal de chuva após o dia 15 de setembro, mas o indicativo é muito baixo. Sendo assim, há pouquíssimas chances de que chova no DF neste período.
Para esta quarta-feira (4/9), espera-se que a umidade relativa do ar fique entre 55% e 15 %, o que considerado baixo para o DF. Já a temperatura ficará entre 15°C e 32°C.
Seca
Na última semana, o Metrópoles mostrou que setembro tende a ser mais seco que agosto na capital federal.
Nessa terça-feira (3/9), a estação meteorológica de Ponte Alta, no Gama, chegou a registrar umidade mínima do ar de 7%. O valor representa o dia mais seco da história no DF.
O período mais crítico desta terça-feira (3/9) ocorreu das 13h às 16h. Com o anoitecer, a tendência é de aumento da umidade relativa do ar.
Atualmente, o DF está em alerta amarelo, o que indica riscos, apesar de baixos, para ocorrências de incêndios florestais e danos à saúde.
Veja instruções para evitar problemas durante a seca:
- Beba bastante líquido.
- Evite desgaste físico nas horas mais secas.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).