Dia de fogo: incêndios atingem Park Way, Samambaia, Gama e outras RAs

O Distrito Federal se viu em meio às chamas nesta segunda-feira (2/9).

Foto: Metrópoles

Foto: Metrópoles

O Distrito Federal se viu em meio às chamas nesta segunda-feira (2/9). Até as 18 horas, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) registrou 22 incêndios florestais e contava com 125 militares atuando no combate. Neste “dia de fogo”, as queimadas atingiram Park Way, Samambaia, Gama e outras regiões administrativas.

Em Samambaia, um incêndio assustou quem passava próximo ao terminal rodoviário. Testemunhas relataram que o fogo teria começado em uma área de vegetação ao lado do terminal.

Os motoristas de ônibus em desespero correram para tirar os veículos do local. Às 16h16, os bombeiros informaram que o incêndio foi controlado. A corporação disse que 162.436 metros quadrados de área foram queimadas. Três viaturas empenhadas.
Assista:

Perto do Complexo Penitenciário da Papuda, em São Sebastião, um incêndio também consumiu a vegetação perto do local. Veja as imagens:

Os bombeiros informaram que foram acionados por volta das 16h50 para conter as chamas. Três viaturas foram ao local, mas precisaram solicitar reforço. Até as 19h, o incêndio continuava no local.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape), a situação foi controlada e não chegou a afetar as unidades prisionais dentro do complexo.

Ceilândia

Em Ceilândia, chamas também consumiram vegetação no local. O incêndio teve início por volta das 15 horas, nas margens da DF-180 próximo a condomínios. Duas viaturas foram acionadas e a situação foi controlada. Veja as imagens:

Park Way

O fogo se alastrou entre as quadras 27 e 28 do Park Way. Uma viatura foi encaminhada ao local para controlar o incêndio. Até as 19h, a ocorrência ainda estava em andamento. Veja as imagens:

No Gama, foram identificadas duas ocorrências de incêndio em vegetação. Os dois ocorreram em pontos distintos no núcleo rural Ponte Alta. O incêndio foi controlado no local.

Nesta manhã, a quantidade de fumaça chamou a atenção de moradores na Asa Norte. De acordo com os bombeiros, um incêndio em vegetação se propagou para grande quantidade de entulhos que estavam no final da Asa Norte, em área próxima à Universidade de Brasília (UnB). O incêndio também foi controlado.

Leia também
Alerta vermelho

O Distrito Federal ficou em alerta vermelho para baixa umidade das 13h às 17h desta segunda-feira. De acordo com o o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 12%.

O ideal é que a umidade relativa do ar fique acima de 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, o alerta vermelho indica grande risco de incêndios florestais e surgimento de problemas de saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça.

Até o fim do dia, outros dois alertas vigoram no DF: o laranja, quando há risco de incêndios florestais e surgimento de problemas de saúde como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz; e o amarelo, quando a umidade fica entre 30% e 20% e tem baixo risco de incêndios florestais e à saúde.

Leia também

Veja como se proteger:

  • Beba bastante líquido.
  • Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
  • Evite bebidas diuréticas (café e álcool).
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).