Ciclone extratropical deixa RS em alerta para ventos de até 60 km/h
Cidades costeiras e próximas ao litoral do Rio Grande do Sul devem ficar atentas para os riscos de ventos de até 60 km/h neste domingo (1º/9).
Cidades costeiras e próximas ao litoral do Rio Grande do Sul devem ficar atentas para os riscos de ventos de até 60 km/h neste domingo (1º/9). Estas regiões ficam em uma área para a qual o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta.
Os ventos têm relação com a formação de um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Conforme o Inmet, são 177 os municípios sob risco no Rio Grande do Sul, além de uma pequena parcela do território de Santa Catarina.
O alerta tem início no primeiro minuto deste domingo (1º/9) e é válido até as 17h. O aviso é classificado como de “perigo potencial”. É o grau mais brando de uma escala de três classificações, que ainda tem “perigo potencial” e “grande perigo”.
A Defesa Civil do estado também chama a atenção para o problema, pois deve haver intensificação dos ventos em regiões litorâneas, “movimentando dunas de areia sobre construções na orla”.
Leia também
-
Brasil -
Brasil Capitais do Sudeste batem recorde de frio após chegada de ciclone
-
Brasil Guaíba volta a ficar abaixo de 4m. Há chance de ciclone extratropical
-
Brasil Sol, chuva e ciclone: caos climático marca 3ª semana de tragédia no RS
O Inmet prevê temperaturas amenas para o Rio Grande do Sul no domingo. Pode haver chuvas, mas estas deverão estar mais concentradas na porção litorânea do estado.
Tragédia no Rio Grande do Sul
Entre abril e maio, chuva forte e inundações provocaram uma tragédia climática no Rio Grande do Sul, provocando pelo menos 180 mortes. A chuva forte no estado começou em 27 de abril, em Santa Cruz do Sul, e afetou 478 municípios — 96% do total do estado. A água sobrecarregou as bacias dos rios Taquari, Caí, Pardo, Jacuí, Sinos e Gravataí, que transbordaram.