Suspeitas são presas por golpes de R$ 1,5 mi em previdência de vítimas
São Paulo — A Polícia Civil de Sorocaba, no interior de São Paulo, prendeu duas mulheres, na manhã desta quarta-feira (7/8), durante uma operação contra um grupo de estelionatários que aplicam golpes em vítimas com idades entre 60 e 75 anos.
São Paulo — A Polícia Civil de Sorocaba, no interior de São Paulo, prendeu duas mulheres, na manhã desta quarta-feira (7/8), durante uma operação contra um grupo de estelionatários que aplicam golpes em vítimas com idades entre 60 e 75 anos. Além do município paulista, a organização criminosa também atua em Cuiabá, no Mato Grosso.
De acordo com a investigação, a quadrilha é composta por pelo menos sete integrantes — entre eles, as duas mulheres presas. Segundo a polícia, o grupo atua de forma estruturada, estável e com divisão de tarefas na prática dos estelionatos, além de crimes de falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
3 imagensDivulgação/Polícia CivilDivulgação/Polícia CivilDivulgação/Polícia CivilSomente em Cuiabá, foram identificadas 30 vítimas. Elas foram abordadas pelos suspeitos em suas casas. Os suspeitos simulavam a entrega de uma antena do programa do governo federal "Siga Antenado", que oferece sinal de parabólicas digitais para população de baixa renda.
Na abordagem, o grupo obtinha fotos e imagens dos documentos das vítimas, com objetivo de realizar contratações fraudulentas de empréstimos consignados, descontados dos benefícios previdenciários delas.
Leia também
-
São Paulo -
São Paulo São Paulo: seis adultos e uma criança são feitos reféns em assalto
-
São Paulo Bar de dono de Porsche que matou motoboy reabre 9 dias após acidente
-
São Paulo Adolescente atropela duas idosas enquanto dava “grau” na Grande SP
As contratações fraudulentas foram feitas com prazos de até 84 meses, resultando em um prejuízo superior a R$ 1,5 milhão para as vítimas. Com a investigação, a Polícia Civil suspendeu os descontos indevidos nos benefícios previdenciários de trinta delas, que enfrentavam dificuldades financeiras por conta dos golpes.
Os agentes constataram que os investigados utilizavam o lucro dos crimes de estelionato para adquirir bens de alto valor, ostentando-os em redes sociais.
São cumpridos sete mandados de prisão preventiva, dez mandados de busca e apreensão domiciliar e 12 mandados de apreensão de bens, como celulares, documentos e cartões bancários.
As mulheres foram presas nos bairros Jardim Montreal e Jardim Simus.
A operação contou com a participação da Delegacia Especializada de Estelionatos de Cuiabá, da Delegacia Seccional de Sorocaba, do 3° e do 4° DP de Sorocaba.