Fantásticas: conheça a trajetória de Isabel Salgado e Neide Santos em favor do direito ao esporte

Apesar dos desafios pessoais, Neide Santos fundou o Vida Corrida, que já atendeu mais de 5 mil pessoas em 25 anos.

Foto: Issuu

Foto: Issuu

Apesar dos desafios pessoais, Neide Santos fundou o Vida Corrida, que já atendeu mais de 5 mil pessoas em 25 anos. A ex-jogadora de vôlei, Isabel Salgado, mãe da atleta Carol Solberg, liderou o movimento Esporte pela Democracia, e eternizou seu nome no esporte ao defender adversárias de ofensas da torcida brasileira. Conheça a trajetória de Isabel Salgado e Neide Santos em favor do direito ao esporte

Uma mulher que marcou pontos dentro e fora de quadra. Isabel Salgado conheceu, aos 12 anos, seu grande amor: o vôlei. Era tão boa, que foi convocada para seleção juvenil. Até que, aos 17, ficou grávida e, mesmo com um barrigão, provou que a Isabel atleta podia jogar com a Isabel mãe.

Foi a primeira brasileira a jogar fora do país, liderou o movimento Esporte pela Democracia, levou a tocha Olímpica e, ao ver suas adversárias serem ofendidas pela torcida brasileira, não se calou e as defendeu.

Neste domingo (4), dia que seria o seu aniversário,o Fantástico celebra o nome de Isabel na história do esporte.

Isabel Salgado, estrela do vôlei brasileiro, morre aos 62 anos

Quem foi Isabel Salgado, ícone do vôlei no Brasil

Das quadras de vôlei para as pistas de atletismo

Agora, uma mulher que transformou sua vida e a de milhares de pessoas ao sair para...correr. Nascida em uma família humilde, Neide Santos enfrentou muitos desafios desde cedo. "Minha mãe se viu sozinha com três filhos para criar e nos entregou para três pessoas diferentes. E uma família me trouxe para São Paulo", relembra.

A vida de Neide mudou drasticamente quando ela se mudou para o bairro Capão Redondo, um dos mais pobres da grande São Paulo. Ela começou a correr maratonas e provas de longa distância, treinando no Parque Ibirapuera e, nos outros dias, com mulheres do bairro Capão Redondo.

Mas tragédia bateu à porta quando seu filho Mark foi assassinado durante um assalto.

"O Mark foi assaltado e foi assassinado. Ele reagiu. Um adolescente, um jovem, ao meu filho reagir, ele puxou o gatilho e uma única bala levou o meu filho", relata Neide, com a voz embargada.

Foi então que, em uma roda de conversa com as mulheres que treinava, Neide encontrou um novo propósito. "Elas falaram comigo, lembra que o Mark havia pedido para você não só treinar a gente, mas treinar as crianças do bairro do Capão Redondo? Quem sabe te dê motivos para voltar a viver?", conta.

Assim nasceu o projeto Vida Corrida, que já transformou a vida de mais de 5 mil pessoas em 25 anos. "Hoje já são mais de 5 mil pessoas que passaram pelo projeto nesses 25 anos e atualmente atendemos 400 crianças, entre jovens e adolescentes, e 400 mulheres", orgulha-se.

"Quando estou correndo, fico pensando na minha comunidade. Pensando naquelas mulheres que estão ali. Dizem que o esporte é transformador, mas o esporte salvou a minha vida", conta Neide, que continua a transformar vidas e a inspirar a comunidade do Capão Redondo.

Ouça os podcasts do Fantástico

ISSO É FANTÁSTICO

O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

PRAZER, RENATA

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.

BICHOS NA ESCUTA

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.