Em "guerra de memes", Fazenda usa Divertida Mente para exaltar reforma
O Ministério da Fazenda entrou na onda do filme sucesso de bilheteria "Divertida Mente 2" nesta quarta-feira (17/7).
O Ministério da Fazenda entrou na onda do filme sucesso de bilheteria "Divertida Mente 2" nesta quarta-feira (17/7). Perosonagens do longa foram usados como uma espécie de contra-ataque a memes que estão viralizando diariamente e ironizam o ministro Fernando Haddad como “Taxad”.
Os posts exibidos no perfil da Fazenda no X (antigo Twitter) utilizam personagens do filme da Disney/Pixar para apresentar o que seriam vantagens da Reforma Tributária. A personagem “Nojinho”, por exemplo, que no filme tem aversão à sujeira, na postagem do ministério diz ter nojo de fake news sobre as alterações na cobrança de impostos.
“Ela (Reforma Tributária) é o mais importante avanço para o país desde o Plano Real”, diz uma das postagens, na qual é lembrado que o ajuste no sistema de cobrança de impostos era discutido havia 40 anos no país.
A personagem “Alegria”, uma das mais marcantes do filme, aparece ao lado de um texto que defende que as mudanças da Reforma Tributária terão acesso a alimentos e itens de higiene pessoal com "imposto zero".
Leia também
-
Paulo Cappelli -
Ricardo Noblat Fernando Haddad está à espera de ser novamente feliz
-
Guilherme Amado Senadores do PT criam grupo de apoio a Fernando Haddad
-
Economia Fernando Haddad diz que conversou “sobre tudo” com Campos Neto
O perfil da Fazenda sobe o tom com o personagem “Vergonha”. “Ter demorado 40 anos para aprovar uma reforma tão importante, justa e transparente.”
Até a terça-feira (16/7), o governo apostava em postagens de notícias sobre resultados positivos na economia e até um no qual dizia haver a “Fantástica fábrica de empregos”, em alusão ao filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”.
As postagens do filme Divertida Mente tentam ocupar espaço nas redes sociais sobre a economia e são uma resposta não explícita às publicações que exibem Haddad como um ministro muito interessado na cobrança de tributos.
O ministro Fernando Haddad tem aparecido em memes que o colocam como um super-herói fictício que teria obsessão por aumentar a cobrança de impostos no Brasil. “Taxa Humana” e “Zé do Taxão” são algumas das figuras criadas com o rosto do ministro. Na terça, inclusive, o rosto de Haddad apareceu no meme “Taxa Humana”, que foi exibido em uma tela da Times Square, um dos locais de maior visibilidade mundial, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.