Forte chuva alaga ruas, invade casas e lojas em Boa Vista

.

Forte chuva alaga ruas, invade casas e lojas em Boa Vista
Chuva registrada foi 40% o esperado para o mês de junho e maior que o registrado nos últimos cinco dias. Forte chuva alaga casas e ruas em Boa Vista

Uma forte chuva alagou ruas, casas e estabelecimentos comerciais na madrugada desta segunda-feira (24) em Boa Vista. O volume de água que caiu entre a noite desse domingo (23) e a madrugada é mais que o registrado nos último cinco dias e 40% do esperado para o mês de junho, de acordo com a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), que monitora a situação.

O período de chuva mais intenso foi entre 1h e 2h desta segunda. Ao todo, choveu 132 milímetros - 57 no domingo e 75 milímetros na segunda - 18% acima do acumulado nos últimos cinco dias (111 milímetros).

Rua RUA HC-13 no bairro Senador Hélio Campos, zona Oeste de Boa Vista.

Ailton Alves/Rede Amazônica

A quantidade de chuvas está acima da média esperada para o período, conforme o metereologista da Femarh, Ramon Alves. "O esperado é que as chuvas deverão ocorrer acima da média", disse ele sobre sobre a previsão para até o fim de junho.

Um das ruas atingidas pela forte chuva foi a do repositor Salatiel Lima. Ele mora na rua HC-13, no bairro Senador Hélio Campos, zona Oeste da capital e disse que encontrou dificuldades ao sai de casa nesta manhã.

"Toda vez é essa dificuldade para ir trabalhar, levar a filha para a escola. Minha casa fica num lugar mais alto e a água não chega lá, mas na rua todinha é assim. Passei olhado nas casas aqui e tem muitas com água dentro[...]. Para falar a verdade, nem consegui dormir, se tiver mais uma chuva dessa aqui minha casa vai alagar", disse o morador à Rede Amazônica.

Repositor, Salatiel Lima, morador da rua HC-13, que ficou completamente alagada

Ailton Alves/Rede Amazônica

Nas rede sociais, alguns moradores compartilharam vídeos de como ficaram as casas após a chuva. A dona de uma loja de roupas, localizada no bairro Buritis, zona Oeste, mostrou o estabelecimento inundado pela água. Algumas roupas ficaram danificadas, segundo ela.

Outras imagens mostram ruas alagadas em bairros distantes do Centro, como Buritis, Pintolândia, Jóquei Clube e Tancredo Neves, todos na zona Oeste da cidade.

Estabelecimento no bairro Buritis, zona Oeste de Boa Vista, ficou inundado pela água.

Reprodução/ Redes Sociais

Alerta de chuvas intensas

???? O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (24), alerta amarelo de chuvas intensas para alguns municípios de Roraima, incluindo a capital Boa Vista. O alerta deve encerrar na terça-feira (25), às 10h.

Além da capital, os municípios de Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e Uiramutã também estão sob alerta de chuvas intensas.

O aviso prevê um volume de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou 50 milímetros por dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h.

O alerta amarelo aponta a previsão de "perigo potencial". Nessa classificação, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As orientações do Instituto Nacional de Meteorologia são para que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, o recomendado é que as pessoas evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e desliguem o quadro geral de energia.