Casais de ariranhas e lêmures protagonizam ação de Dia dos Namorados
Na semana do Dia dos Namorados, o clima romântico toma conta até do Zoológico de Brasília! A unidade promoveu, na segunda-feira (10/06), uma ação temática para os lêmures e as ariranhas do local.
Na semana do Dia dos Namorados, o clima romântico toma conta até do Zoológico de Brasília! A unidade promoveu, na segunda-feira (10/06), uma ação temática para os lêmures e as ariranhas do local. Os profissionais prepararam frutas e picolés de carne e frango em formato de coração para os animais.
Segundo a gerente de Bem-estar do Zoológico de Brasília, Camila Rocha, a ação foi uma forma alegre de promover o enriquecimento alimentar e sensorial de alguns dos casais da unidade. “O enriquecimento faz parte da rotina do zoológico. Temos um cronograma mensal para os animais. É uma forma mais divertida de proporcionar o que eles teriam no habitat natural”, afirma.
O casal de ariranhas, Macau e Sarinha, vive no Zoo desde 2022 e atualmente está em lua-de-mel. Os bichos são responsáveis por tornar Brasília referência mundial na reprodução da espécie. “Eles são um casal firme, já procriaram e namoram muito. A gente fica sempre de olho se vai ter uma reprodução”, comenta Camila.
Já os lêmures Julian e Pandora estão no Distrito Federal há 1 ano e 2 meses. Eles vieram do Parque Itatiba, em São Paulo, e, segundo Camila, também são muito queridos pelo público que frequenta o Zoo.
8 imagensTony Oliveira/ Agência BrasíliaTony Oliveira/ Agência BrasíliaTony Oliveira/ Agência BrasíliaTony Oliveira/ Agência BrasíliaTony Oliveira/ Agência Brasília15 animais nascidos no DF
De outubro de 2023 para cá, o Zoológico viu nascer animais de 15 espécies, entre escorpiões, jiboias, tamanduás-mirim, aranhas-armadeiras, e jacutingas. E as reproduções não devem parar por aí: a gerente de Bem-estar diz que o casal de lobos-guará casal Mônica e Zangado devem procriar. “Eles já estão mais separados do público, para dar privacidade e não causar nenhum dano a essa possível gestação.”
O diretor-presidente Wallison Couto destaca o trabalho de conservação das espécies ameaçadas de extinção acolhidas no Zoo. "Com os casais, há a questão da reprodução, que também é importante. Quando eles estão bem cuidados e reproduzindo, além de contribuir com a parte de educação para nós, contribui para a conservação das espécies", observa.
Couto adianta ainda que, depois do Dia dos Namorados, uma ação de Festa Junina será realizada pelas equipes.