Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes de 2024 tem início nesta quinta-feira; confira programação

.

Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes de 2024 tem início nesta quinta-feira; confira programação
Apresentação das bandeiras na casa dos festeiros, levantamento do mastro e abertura do Império marcam primeiro dia do evento. Programação religiosa e festiva segue até 19 de maio. Abertura da Festa do Divino de Mogi das Cruzes vai reunir festeiros, capitães-de-mastro e devotos

Eduarda Hutter/g1

A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes de 2024, começa nesta quinta-feira ( 9) e vai até 19 de maio. Apresentação das bandeiras na casa dos festeiros, levantamento do mastro e abertura do Império marcam primeiro dia do evento (confira mais detalhes abaixo).

O tema desse ano é "Divino Espírito Santo, derramai em nossos corações o dom da Misericórdia". Os festeiros desta edição são o casal Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego, e terão como capitães-de-mastro Wagner Baptista Santos e Ludmyla de Oliveira Baptista Santos. A Festa do Divino tem 411 anos de devoção em Mogi das Cruzes.

? Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp

Programação de abertura

O primeiro ato da festa acontece na casa dos festeiros. No local é feita a apresentação das bandeiras dos festeiros e capitães-de-mastro. Eles devolverão as que estavam usando aos seus respectivos donos, os festeiros e capitães-de-mastro de 2023: Josmar Cassola Silva e Maria Tereza Pereira Cassola Silva e Ricardo Medina Alvarez e Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina. Na oportunidade, também será feita a apresentação do cetro e da coroa.

A partir das 16h, os fiéis já poderão se concentrar no imóvel que fica no Jardim São Pedro em César de Sousa.

No local estará presente a Congada São Benedito do Coração de César de Sousa que faz a saudação do Divino. Os familiares dos festeiros e capitães-de-mastro também participam deste momento especial.

LEIA TAMBÉM:

Fé une casal de festeiros da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes

Professor de Salesópolis é o responsável pelo cartaz da Festa do Divino de Mogi

Depois todos seguem para a Prefeitura Municipal onde serão recebidos pelo prefeito Caio Cunha e pelo bispo diocesano dom Pedro Luiz Stringhini para uma breve solenidade.

Cortejo de abertura da Festa do Divino de Mogi das Cruzes de 2023

Eduarda Hutter/g1

A partir das 17h, o cortejo sairá da Prefeitura de Mogi em direção à Praça Coronel Benedito de Almeida, onde está instalado o Império. E às 18h, o bispo diocesano faz a solenidade de abertura da festa com a bênção das novas bandeiras dos festeiros, capitães-de-mastro e dos devotos.

Ainda na Praça, há o hasteamento das bandeiras de Mogi, da Paz e do Divino, a bênção do mastro pelo bispo diocesano, levantamento do mastro pelos capitães-de-mastro Wagner Baptista Santos e Ludmyla de Oliveira Baptista Santos. O Império também recebe a bênção e é aberto para a população.

Quermesse

Após toda essa solenidade na Praça Coronel Benedito de Almeida, todos seguem em cortejo pelas ruas da cidade até a quermesse para a abertura oficial do espaço que abriga barracas de 32 instituições beneficentes e paróquias.

A quermesse vai funcionar no Centro Municipal Integrado (CMI) Deputado Maurício Najar, na Avenida Cívica (s/nº), no Mogilar. O local também irá ter as bandeiras de Mogi, da Paz e do Divino nos mastros. Elas serão hasteadas em frente à entrada.

A tradicional quermesse da Festa do Divino terá funcionamento desde o dia da abertura da festividade até o encerramento nos seguintes horários:

18h30 às 23h (dias de semana);

14h às 23h30 (sábado e domingo).

Quermesse da Festa do Divino em 2023

Reprodução/ TV Diário

Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê