Pará: Trabalhadores do Porto de Vila do Conde paralisam atividades por melhorias de trabalho e protestam contra mudança na Lei dos Portos
Auditores fiscais do trabalho realizam auditoria no Porto, após denúncias de condições precárias no local.
Auditores fiscais do trabalho realizam auditoria no Porto, após denúncias de condições precárias no local. Estivadores e arrumadores portuários paralisam as atividades no Porto de Vila do Conde, PAEstivadores e arrumadores portuários paralisam as atividades na manhã desta quinta-feira (14) no Porto de Vila do Conde, em Barcarena, cidade da Grande Belém. Eles reivindicam diversas melhorias, incluindo o fornecimento de água potável. A paralisação coincide com a ação da Auditoria Fiscais do Trabalho no Pará, a Operação Porto Seguro, do Ministério do Trabalho, que verifica as denúncias em todo o Brasil. Veja algumas delas abaixo referentes ao Porto de Vila do Conde, principalmente em relação à segurança e saúde do trabalhador:Ausência de banheiros para atendimento dos trabalhadores que laboram no interior da área de embarque desembarque de cargaAusência de abrigo contra intempéries durante o movimento de cargas no interior do portoEstrutura física precárias da instalação portuária, onde são visíveis fissuras gigantescas e buracos em seu pisoAusência de boias salva vidas na extensão do píer"Estamos em processo de diligência para verificar de fato se aquilo que foi denunciado. E junto com a auditoria, estão fazendo a paralisação e fecharam o porto sob a mesma alegação, além de outras. Nós só ingressamos no Porto por conta da ação, mas estão bloqueando a área de acesso", disse o auditor fiscal do Trabalho, Raimundo Barbosa.Os fiscais foram recebidos pela administração portuária, da Companhia Docas do Pará (CDP), gestores e operadores portuários."Como ainda estamos em diligência, ainda não temos nada conclusivo", pontua Barbosa.Presidente dos Estivadores do Pará fala sobre paralisação no Porto de Vila do CondeOs estivadores e arrumadores portuários ainda são contra à mudança na Lei dos Portos (12.815/2013), que, de acordo com a categoria, quer retirar a exclusividade de contratação desses cargos de forma avulsa pelas companhias portuárias. De acordo com a Lei dos Portos, a contratação de trabalhadores com vínculo de emprego por prazo indeterminado precisa ser feita exclusivamente dentre portuários avulsos registrados no Órgão Gestor de Mão-de-Obra (Ogmo).Entidades patronais querem que a "exclusividade" seja interpretada como "prioridade", abrindo margem para contratar profissionais fora da Ogmo. Elas inclusive entraram com ação de inconstitucionalidade contra a União. O relator na Câmara é o próprio presidente, o deputado Artur Lira (PP-AL)."Se isto acontece, vamos ficar sem emprego porque qualquer um vai poder trabalhar como trabalhador portuário e vai precarizar a categoria e os salários", diz Moisés Sousa A legislação portuária está em revisão por uma comissão na Câmara dos Deputados. Estivador - O estivador é o técnico responsável pela colocação, retirada e arrumação de cargas nos porões ou sobre o convés de embarcações. Ele precisa estar habilitado para operar os equipamentos de movimentação de carga presentes na embarcação, como guinchos, tratores, empilhadeiras, sistemas para movimentação de cargas. Arrumador - Encarregados de armazenar e fazer chegar e sair dos portos as cargas no espaço de tempo adequado.Assista a outras notícias do Pará: