Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Curso do Projeto Casa Brasileira de Palhaços sobre acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiências começa nesta quarta

.


Aulas serão nos dias 28 e 29 de fevereiro e 1º de março, das 19h às 21h, de forma on-line. Cris Muñoz, palestrante do curso do Projeto Casa Brasileira de Palhaços - Edição Palhaço Excêntrico Musical Petrópolis

Divulgação

Começam nesta quarta-feira (28), o curso on-line sobre acessibilidade e inclusão de pessoas neurodivergentes do Projeto Casa Brasileira de Palhaços - Edição Palhaço Excêntrico Musical Petrópolis, sob a orientação de Cris Muñoz.

As aulas seguem nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, sempre das 19h às 21h. O curso é gratuitos e as inscrições podem ser feitas por meio do e-mail circodorio@gmail.com.

O objetivo do curso é proporcionar o conhecimento sobre o funcionamento de pessoas com autismo, explicando sobre à acessibilidade sensorial e cultural para o público neurodivergente, mostrando que é possível desenvolver ações concretas de acolhimento e respeito à neurodiversidade.

Além da acessibilidade no espaço cultural ou evento segundo as demandas específicas deste público.

Outro foco do curso é difundir o que representa a prática do trabalho dentro do conceito de acessibilização nas mais diferentes linguagens: Teatro, dança, exposição, show/concerto, dentre outros.

O termo acessibilização visa expressar que, além de leis, cotas, e adaptações físicas para garantir a acessibilidade, é necessário também sensibilizar a sociedade para a causa da pessoa com deficiência.

Para Cris Muñoz, especialista em acessibilidade sensorial e também pessoa autista, é importante compreender a acessibilidade não apenas como inclusão do espectador.

"Considera-se a dimensão paradigmática de acessibilidade que compreende como ação inclusiva a contratação de pessoas com deficiência, para além de tê-las apenas como público ou passivas nos processos do fazer cultural, político e social. Dentro do movimento da Neurodiversidade diz-se: 'Nada sobre Nós sem Nós'", aponta Cris.

De acordo com a produtora do projeto, Lilian Moraes, de início, esse curso seria destinado somente à equipe artística e técnica da Casa Brasileira de Palhaços - Edição Palhaço Excêntrico Musical.

"Decidimos ampliar e facilitar o acesso de todas as pessoas interessadas no tema do curso, abrindo vagas ilimitadas, porque sabemos a importância de dialogar sobre acessibilidade e inclusão", explica.

G1 nacional

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!