Com aumento de quase 35% nos casos confirmados, Toledo terá unidade exclusiva para dengue a partir desta segunda (26)

.

Com aumento de quase 35% nos casos confirmados, Toledo terá unidade exclusiva para dengue a partir desta segunda (26)
Cidade passou de média de 350 a 450 atendimentos na urgência e emergência por conta da doença no início do mês, para mais de 700 diários na última semana. Veja local e horários de atendimento. Com aumento de quase 35% nos casos confirmados, Toledo terá unidade exclusiva para dengue a partir desta segunda (26)

Sean Werle/INaturalist

Com aumento de quase 35% nos casos confirmados de dengue, Toledo, no oeste do Paraná, terá uma unidade exclusiva para atendimentos relacionados à doença a partir desta segunda-feira (26), segundo a Secretaria de Saúde do Município.

? Siga o canal do g1 PR no WhatsApp

? Siga o canal do g1 PR no Telegram

O boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (23) mostra que a cidade passou de 601 casos confirmados na semana anterior para 811. Outras 768 amostras aguardam resultado. A cidade soma 2,5 mil notificações da doença.

O local exclusivo para pacientes sintomáticos de dengue será a Unidade Básica de Saúde da Vila Paulista, que funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

Segundo a Secretaria de Saúde, a cidade passou de média de 350 a 450 atendimentos na urgência e emergência por conta da doença no início do mês, para mais de 700 diários na última semana.

Leia também:

Apoio emocional: Após 10 anos farejando drogas, cão policial é adotado por casa que acolhe menores com dependência química

Censo: Brasil ainda tem 1,2 milhão de pessoas em lares sem banheiro; 5,4 milhões vivem com 4 ou mais

Receita: Aprenda como fazer um bolo salgado com sobras de arroz

Na unidade exclusiva, os pacientes serão atendidos por duas equipes completas, com médicos, enfermeiros e técnicos que vão trabalhar no local.

As regiões com maior incidência da doença são os Jardins Europa e América concentrando 42,17% dos casos, totalizando 342 confirmações.

Para tentar conter o avanço da doença, segundo a Prefeitura de Toledo, tem sido realizadas ações como Ecopontos Itinerantes, intensificação de campanhas de conscientização, averiguação de imóveis denunciados, entre outros trabalhos.

Quais os sintomas da dengue?

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus. Após a picada, os sintomas podem aparecer em até 15 dias, segundo a Secretaria de Saúde.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta (39°C a 40°C), que dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos.

A dengue pode provocar também: manchas no rosto, tronco, braços e pernas. Os pacientes podem ter ainda perda de apetite, náuseas e vômitos.

VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR

Leia mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.