Nível do Rio Acre cresce em cidades do interior e diminui na capital nesta quarta-feira (21); veja medições

.

Nível do Rio Acre cresce em cidades do interior e diminui na capital nesta quarta-feira (21); veja medições
Cidade de Assis Brasil foi onde o rio mais subiu: quase 5 metroS. Em Rio Branco, nível abaixou nas últimas 24 horas. Rio Acre reduziu mais de 1 metro nas últimas 24 horas

Victor Lebre/g1

Os níveis do rio Acre estão aumentando em várias cidades do Acre. Segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (21), pela Defesa Civil Estadual, o nível do rio nas últimas 24 horas teve esse aumento e a previsão é que as águas cheguem a capital em três dias.

LEIA MAIS:

Rio Acre sobe mais de dois metros em 24h e volta a se aproximar da cota de atenção

Diferentemente de outras cidades do Estado, na capital, o rio Acre decresceu 1,20 metros. Na última medição, às 6h, o rio estava com 8,34 metros. A cota de alerta para Rio Branco é de 13,50 metros e a cota de transbordo é de 14 metros.

De acordo com o Coronel Carlos Batista, da Defesa Civil Estadual, na cidade de Assis Brasil na última terça-feira (20) o rio estava com quase 5 metros a menos do que nesta quarta.

Confira a medição do rio em alguns locais:

Assis Brasil:

Terça (6h) - 3,57 metros

Quarta (6h) - 5,58 metros

Quarta (10h) - 8,24 metros

Brasiléia:

Terça- feira: 3,20 metros

Quarta-feira (6h) - 3,79 metros

Quarta-feira (10h) - 4,36 metros

Riozinho do Rola - Aumento de 7 cm nas últimas 24 hrs

Já em Rio Branco, o coordenador municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explica que houve um decréscimo no rio nas últimas 48 horas, e acrescenta que o nível está tranquilo levando em consideração outros anos, porém também não é uma cota segura.

"De 8,34 metros para 12 metros é rápido. Ele (o rio) já aumentou 3 metros em 48 horas, recentemente. Teve aumento em Assis Brasil, Brasiléia, Xapuri e decréscimo em Capixaba, Rio Branco e Porto Acre então essa águas acabam chegando na capital. Provavelmente irá haver mais um descréscimo e depois subir", esclarece Falcão.

VÍDEOS: g1