Martinho da Vila completa 86 anos e ganha estátua de bronze criada por Paulo Barros

.

Martinho da Vila completa 86 anos e ganha estátua de bronze criada por Paulo Barros
O monumento terá 15 m de altura e 30 m de diâmetro. Aço e concreto sustentam a estátua em bronze do cantor, que ocupará o topo. A obra deve ser construída até o fim de 2024. Martinho da Vila completa 86 anos e ganhará estátua de bronze criada por Paulo Barros

Jornal Nacional/ Reprodução

O cantor Martinho da Vila vai ganhar uma homenagem: uma estátua de bronze criada pelo carnavalesco Paulo Barros. E, nesta segunda-feira (12), o sambista completa 86 anos.

Já são quase 30 anos à frente de muitos enredos que passaram pela Marquês de Sapucaí. Hoje, na Unidos de Vila Isabel, Paulo Barros é um dos principais carnavalescos do Brasil. Mas a nova missão dada ao artista tem um gosto diferente.

"É um dos maiores acontecimentos de uma carreira que acho que começa agora. O carnavalesco que se torna artista plástico efetivamente", diz Paulo Barros.

O desafio é criar um monumento para homenagear o sambista Martinho da Vila. Em um lugar que o compositor adotou no coração e no nome: o bairro de Vila Isabel, na Zona Norte carioca, tão conhecido pela boemia, por ser um dos berços do samba e terra de Noel Rosa. O criador foi até o homenageado para apresentar o projeto.

Repórter: "Não viu a maquete ainda?".

Martinho: "Não! O Paulinho esconde o jogo sempre. Parece que não está fazendo nada. Quando vê, 'buh'. Caramba! Maravilha! Isso vai dar um trabalhão", diz.

A praça, há poucos metros da quadra da escola de samba, foi escolhida para dar lugar a obra, que deve ser construída até o fim de 2024. O monumento terá 15 m de altura - o equivalente a um prédio de cinco andares - e 30 m de diâmetro. Aço e concreto vão sustentar a estátua em bronze de Martinho, que ocupará o topo. Grandiosidade para eternizar a influência, a potência de um dos maiores sambistas do país.

"É um pouco estranho, porque esse negócio de monumento, estátua é quando o cara morre. É só depois", diz Martinho da Vila.

"Mas esse aí que é o grande barato. A gente tem que homenagear a pessoa que está aqui, está conosco", afirma Paulo Barros.

Martinho da Vila ganhará estátua de bronze criada por Paulo Barros

Jornal Nacional/ Reprodução

A inspiração de Paulo Barros é uma música de Martinho da Vila, lançada em 1974, que não sai até hoje da boca do povo.

"É um monumento que foi idealizado e pensando com uma multidão envolta dele e ele no topo, fazendo com que essa multidão alcance a felicidade", explica Paulo Barros.

"Eu vivo Vila Isabel, vivo a praça. Nada mais justo do que uma homenagem a Martinho da Vila", afirma o comerciante José Neto.

LEIA TAMBÉM

Enredo e samba: Vila Isabel reconta história ancestral sobre a esperança de Oxalá pelas crianças