Jogos de futebol entre Náutico, Santa Cruz e Sport vão ter torcida única após confusão entre organizadas

.

Jogos de futebol entre Náutico, Santa Cruz e Sport vão ter torcida única após confusão entre organizadas
Determinação da Federação Pernambucana de Futebol vale para os próximos clássicos do Campeonato Pernambucano e foi anunciada dois dias após dois torcedores e um PM serem baleados. Torcedores do Santa Cruz e Sport entraram em confronto com a polícia em Olinda

Reprodução/WhatsApp

Os próximos jogos entre Náutico, Santa Cruz e Sport no Campeonato Pernambucano de 2024 vão ter torcida única, a que for mandante nessas partidas chamadas clássicos. A determinação da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) foi anunciada na segunda-feira (22), dois dias após confrontos entre torcidas organizadas deixarem dois torcedores e um policial militar baleados.

"A medida é uma resposta aos recentes episódios de violência e leva em consideração os dados do estado de São Paulo, que apontam para uma diminuição nos casos de violência e na diminuição do efetivo policial deslocado para a segurança de clássicos", disse a FPF, em nota.

? Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.

A federação se refere à sequência de brigas entre as torcidas organizadas do Santa Cruz e do Sport que aconteceu no sábado (20), em vários locais no Grande Recife, como a rodovia PE-15, em Olinda; no bairro de Mirueira, em Paulista; na Avenida Conde da Boa Vista, no Centro da capital (veja vídeo abaixo).

Integrantes de torcidas organizadas do Sport e do Santa Cruz entraram em confronto com a polícia em Olinda

Ao menos, 10 integrantes de torcidas organizadas foram presos com artefatos explosivos, rojões, soqueiras, celulares e camisas de organizadas, de acordo com a Polícia Militar (PM).

Essa determinação da FPF aconteceu no mesmo dia em que o governo de Pernambuco anunciou mudanças no comando das polícias Civil e Militar:

O coronel Ivanildo Cesar Torres de Medeiros assumiu o comando geral da PM, no lugar do coronel Tibério César dos Santos;

Na Polícia Civil, a delegada Simone Aguiar deixou a chefia da corporação e foi substituída pelo delegado Renato Márcio Rocha Leite.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

d