Forte chuva causa alagamentos na cidade de São Paulo; Defesa Civil emitiu alerta para temporais no fim de semana

.

Forte chuva causa alagamentos na cidade de São Paulo; Defesa Civil emitiu alerta para temporais no fim de semana
Há previsão de grande quantidade de chuva até domingo na Grande São Paulo. Bairro da Saúde em São Paulo

Arquivo pessoal

Uma forte chuva deixou toda a cidade de São Paulo em estado de atenção para alagamentos na tarde desta sexta-feira (19). Até as18h50, na capital e região metropolitana, os bombeiros receberam 57 chamados para queda de árvores.

A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informou que, devido às condições meteorológicas no início da noite, seis voos alternaram para outros aeroportos. Às 20h, o aeroporto estava operando normalmente para pousos e decolagens.

A Defesa Civil da cidade de São Paulo atendeu 35 ocorrências de quedas de árvores das 7h às 19h. Foram 21 árvores na Zona Leste, 4 na Zona Centro Oeste, 7 na Zona Sul e 3 na Zona Norte. Houve o atendimento de um desabamento na Zona Leste e quatro deslizamentos, sendo dois na Zona Leste e dois na Zona Sul.

O Centro de Gerenciamento de Emergência Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE) informou que áreas de chuva formadas dentro do município pelo calor e a atuação da brisa marítima continuam de forma isolada e com forte intensidade. O radar meteorológico mostrou pancadas fortes de chuva nas zonas leste e sudeste.

Na Zona Sul, nas subprefeituras de Santo Amaro e Cidade Ademar, também choveu forte. A noite deve ser de tempo instável, com chuvas isoladas e intensas.

Até as 19h45, o CGE apontou dez pontos ativos de alagamentos, sendo nove deles intransitáveis na Vila Formosa, Penha Vila Prudente, Ipiranga, Jabaquara e Vila Mariana.

Alerta da Defesa Civil

Avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello em SP

William Santos/TV Globo

A Defesa Civil do estado alertou para a possibilidade de grande quantidade de chuva até domingo na Grande São Paulo.

O órgão recomendou atenção redobrada com o solo encharcado e risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte, assim como evitar áreas arborizadas durante vendaval.

Caso um fio energizado caia sobre o veículo, o recomendado é que a pessoa fique dentro do carro e ligue para o serviço de emergência (entenda aqui). Se pegar fogo, a Defesa Civil orienta a sair do veículo, mas sem encostar nas partes metálicas e colocando os dois pés no chão o tempo todo.

Distribuição de energia

A Enel, empresa que faz a distribuição de energia na região, informou que acionou um plano de emergência que inclui reforço de até três vezes no contingente, e aumento da capacidade dos canais de atendimento. A empresa atende 24 municípios.

Transtornos na Grande SP

Em Cajamar, 20% da população ficou sem energia elétrica. Eucaliptos caíram sobre uma linha de alta tensão e destruíram parte de uma torre de energia.

Segundo a Enel, afetou a distribuição de energia para quase 15 mil pessoas que passaram parte da sexta-feira sem luz. Os locais mais prejudicados foram os bairros de Jordanesia, Ponunduva e Guaturinho.

Como a torre de energia atingida fica em uma área de vegetação densa, perto da Rodovia dos Bandeirantes, equipes da prefeitura, Enel e Defesa Civil de Cajamar trabalharam para cortar as árvores que derrubaram a fiação.

A energia foi restabelecida para quase todos os clientes afetados, mas a empresa não informou quantos ainda estão sem luz até a noite desta sexta-feira.

Em Osasco, uma árvore de grande porte caiu no bairro Bandeiras e atingiu carros, derrubou um poste, bateu no muro de uma escola e em uma casa.

Os moradores da região ficaram sem luz. Durante à tarde, equipes da Enel e da prefeitura fizeram o corte da árvore e troca do poste e da fiação elétrica no local.

Uma moradora, da casa atingida pela árvore, se assustou com o barulho, caiu e precisou ser hospitalizada. Segundo a Defesa Civil, ela tinha um problema no fêmur, que piorou com a queda. Ela está internada.

Parte de Cajamar fica sem energia

Enel/Divulgação - Fernando Cruz/arquivo pessoal