Alunas relatam que foram barradas em restaurante da UFSC por causa roupas mostrando a barriga

.

Alunas relatam que foram barradas em restaurante da UFSC por causa roupas mostrando a barriga
Em nota, universidade disse que restringe vestimenta no local, exceto a proibição de entrada sem camisa, em trajes de banho ou descalço. Caso aconteceu em Florianópolis. Restaurante do campus Trindade, da Universidade Federal de Santa Catarina

Paulo ENoronha/Agecom/UFSC

Ao menos duas estudantes relataram terem sido barradas no restaurante da Universidade Federal Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, por usarem roupas aparecendo a barriga, os populares croppeds. As situações aconteceram entre segunda (15) e terça-feira (16).

Em nota, a universidade afirmou que que não corrobora com nenhum tipo de restrição de vestimenta, exceto o que está descrito nas normas do local. Entre as regras, está proibida a entrada sem camisa, em trajes de banho ou descalço (veja o comunicado completo no fim da reportagem).

?Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp

Em nota publicada nas redes sociais, o Diretório Central dos Estudantes (DCE Luís Travassos) afirmou que está ciente dos relatos. Destacou, ainda, as altas temperaturas na cidade e, consequentemente, o calor que faz dentro do Restaurante Universitário (RU).

"Não dá pra aguentar tanto calor no RU. Tá quase uma sauna para quem trabalha ou se alimenta lá, e tem gente passando mal direto", afirmou.

Relatos

Na segunda-feira (15), uma aluna do curso de jornalismo que pediu para não ser identificada disse que saiu da academia e foi até a universidade jantar. Ela estava de shorts de alto e top, segundo ela "com dois dedos da barriga à mostra".

Na entrada, a aluna afirmou que foi barrada e precisou colocar um casaco que carregava.

Na terça, Victoria Prado, conta que usava uma blusa pouco acima do umbigo quando foi impedida de almoçar. A estudante entrou após dizer que não tinha outra peça de roupa ou local para comer.

"Disseram que eu não podia entrar assim e eu fiquei indignada, perguntei o motivo e só responderam que era uma 'nova regra', e que se por acaso eu não tinha alguma outra blusa ou casaco comigo, e eu não tinha", disse.

ASSISTA: Jovem morta colocou celulares em hidrante de corredor de prédio

Tartaruga é salva após receber oxigênio em equipamento usado em humanos

O que diz a UFSC

"A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) esclarece que não corrobora com nenhum tipo de restrição de vestimenta no Restaurante Universitário (RU), exceto o que está descrito nas normas vigentes de acesso aos Restaurantes Universitários da UFSC. Entre os deveres dos usuários está previsto o de 'não adentrar nos ambientes sem camisa, em trajes de banho ou descalço', sendo este o único código de vestimenta para acesso ao RU. Essa orientação já foi reforçada aos servidores e equipe terceirizada.

O Restaurante Universitário constitui-se como espaço de promoção de saúde e partilha da comunidade universitária, bem como cumpre papel essencial na Política de Assistência Estudantil.

O RU tem o seu funcionamento para além do período letivo, servindo almoço e jantar também no período de férias. Cerca de 3.300 estudantes são isentos do pagamento das refeições, e os demais pagam o valor de R$ 1,50".

?Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias