Bebê é salva por socorristas após se engasgar com leite materno em SP: 'orgulho que não cabe no coração'

.

Bebê é salva por socorristas após se engasgar com leite materno em SP: 'orgulho que não cabe no coração'
Caso aconteceu em Cubatão (SP). Ao g1, o socorrista contou que este foi o caso foi o mais emocionante que participou em 10 anos de carreira. Bebê de dez meses foi salva por socorristas do Samu em Cubatão (SP)

Reprodução

Com apenas 10 meses, uma bebê já enfrentou uma pequena batalha pela vida. Isso porque a criança, que teve a identidade preservada, se engasgou com leite materno e precisou ser salva por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Cubatão, na Baixada Santista. Um dos socorristas contou ao g1, neste domingo (24), que não conseguiu conter as lágrimas após o resgate.

"O sentimento de salvar vidas é único, um orgulho que não cabe no coração", disse Carlos Weverton de Andrade Santos.

Ele atua há dez anos como socorrista, mas contou que o resgate da bebê foi o caso mais emocionante que presenciou. "Nada se compara em salvar uma vida tão pequena e vulnerável", disse ele, explicando que tem uma filha de três anos. "Pensei nela em todo momento, antes e depois do atendimento".

O caso aconteceu na noite de quinta-feira (21), no bairro Jardim Caraguatá. A equipe do Samu foi acionada pelo telefone e chegou ao local em sete minutos. No endereço, os socorristas encontraram a bebê no colo da mãe, que estava chorando. "A criança estava parcialmente cianótica [coloração azulada], pois estava com as vias aéreas parcialmente obstruídas pelo leite da mãe", descreveu Carlos.

Desta forma, o socorrista e a parceira Jhuly Mary Hellen Barbosa Silva realizaram a manobra de desengasgo em bebês. "Consiste em colocar a criança no braço, com as pernas abertas entre o antebraço, inclinar a cabeça dela um pouco abaixo do restante do corpo e aplicar leves tapas de forma repetida até que a criança desengasgue por completo", explicou Carlos.

Após o procedimento, a criança expeliu o líquido e começou a chorar. "Todos fomos tomados por muita emoção, eu mesmo não contive as lágrimas", relembrou o homem, dizendo que entregou a bebê para a mãe se acalmar.

"Foi muito gratificante ajudar em um momento muito delicado. Foi um alívio ver a mãezinha mais calma", disse Jhuly, que atua no Samu há quatro meses.

Em seguida, a equipe do Samu encaminhou a criança ao Pronto-Socorro Infantil de Cubatão para que a nenê passasse por exames médicos e ficasse em observação. De acordo com Carlos, após o caso, ele entrou em contato com a família para certificar-se de que tudo acabou bem. "A atitude rápida da mãe foi crucial para o salvamento", enfatizou.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos