Zagallo e o '13': entenda por que o número sempre trouxe sorte para uma das lendas do futebol brasileiro

.

Zagallo e o '13': entenda por que o número sempre trouxe sorte para uma das lendas do futebol brasileiro
Mário Jorge Lobo Zagallo morreu aos 92 anos, na sexta-feira (5). Treze é uma marca consagrada do ex-jogador e técnico. Zagallo e sua camisa 13

Reprodução

"Zagallo eterno" tem 13 letras. "Brasil campeão", também. O número 13 sempre esteve ligado a Mário Jorge Lobo Zagallo, uma das lendas do futebol brasileiro. O único tetracampeão mundial de futebol morreu na sexta-feira (5), no Rio de Janeiro.

"O treze veio aliado à minha esposa, que era devota de Santo Antônio. Sinônimo de fé", disse Zagallo em entrevista à TV Globo.

Treze de junho é o Dia de Santo Antônio. Treze também foi o dia em que Zagallo se casou com a mulher, Alcina de Castro Zagallo, que morreu em 2012. Ela também fazia aniversário em um dia 13.

Zagallo segura imagem de Santo Antônio antes da Copa da Alemanha, em 2006

Urs Flueeler/Associated Press

Além disso, 13 também é 31 ao contrário. E 1931 é o ano em que Zagallo nasceu. Mas como jogador, a lenda usava uma outra camisa.

"A minha era 11. Doze é do torcedor, e a 13 passou a ser minha como treinador", afirmou Zagallo.

Mário Cezar Zagallo, filho do ex-técnico e jogador, disse que a camiseta com o número novo deu sorte.

"Meu pai foi convidado no juvenil do Botafogo para ser técnico do profissional. Ele botou a camisa 13 nas costas e começou a ganhar. Tudo virou 13", disse em entrevista ao Esporte Espetacular, em 2021.

"Meu pai vai somar uma frase, é 13. Quando olha, tem um carro na nossa frente que é 1313. Graças a Deus o 13 está presente na nossa vida", afirmou.