Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Festa na Fortaleza da Barra é adiada após denúncia de associação em Guarujá, SP

.


Associação denunciou o evento, que seria realizado em local considerado patrimônio histórico na cidade. Festa na Fortaleza da Barra tinha vendido até o terceiro lote.

Divulgação/Prefeitura de Guarujá e Reprodução/Instagram

Uma festa que aconteceria na Fortaleza da Barra Grande, local considerado patrimônio histórico em Guarujá, no litoral de São Paulo, foi adiada após ser alvo de denúncia. Conforme apurado pelo g1, neste domingo (17), a medida foi tomada após a Associação Guarujá Viva (Aguaviva) ter denunciado a previsão de festas no local.

?Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.

O evento chamado 'Fort Beach' chegou a ter ingressos vendidos até o quarto lote. A Aguaviva, porém, denunciou o caso à prefeitura e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mobilizando o governo federal para que uma auditoria fosse realizada antes do evento.

O Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e o Ministério Público Federal (MPF) também foram notificados pela associação.

Segundo o presidente da Aguaviva, José Manoel Ferreira Gonçalves, as festas perturbarão a paz do local, além de prejudicarem a conservação de artefatos preciosos. Após o anúncio do adiamento da festa, ele falou sobre a decisão com o g1.

"Vitória da cidadania, é uma vitória da preservação", disse o presidente da Aguaviva, José Manoel Ferreira Gonçalves, em entrevista ao g1.

O presidente da Aguaviva comemorou o adiamento da festa e garantiu que seguirá fiscalizando os eventos no local. "Continuaremos vigilantes porque eles vão tentar fazer [o evento] de qualquer forma", afirmou José Manoel.

De acordo com ele, não é aceitável terceirizar um espaço tombado para que seja realizada uma festa sem a providência adequada para preservação do patrimônio e estabilidade da construção. "Afinal de contas, você tem um forte histórico", disse.

Adiamento

Por meio do Instagram, a organização da festa fez uma postagem lamentando o adiamento. "É com grande pesar que informamos que o evento 'Fort Beach', que seria realizado no dia 16 de dezembro de 2023, foi adiado, e com data ainda não definida".

Ainda segundo o comunicado, os documentos exigidos em decreto lei regulamentador foram providenciados. Os organizadores do evento e a Secretaria de Cultura de Guarujá seguiram as exigências para a realização das apresentações, inclusive com restauração do espaço a ser utilizado com pintura e serviços de jardinagem, elétrica, hidráulica e substituição de itens inutilizáveis.

"Todavia, após inúmeras denúncias realizadas por Organizações Não Governamentais que promovem movimentos de preservação ambiental, o Ministério Público Federal oficiou à Prefeitura do Município de Guarujá requerendo que o evento em questão fosse adiado a fim de que fosse realizada uma auditoria antes das apresentações", dizia o posicionamento.

Na nota, a organização afirmou que a Prefeitura de Guarujá optou por realizar a festa em uma nova data seguindo instruções do Ministério Público Federal.

"A pretensão é que nos próximos dias tenhamos a liberação e tudo se realize de acordo com o divulgado. Entretanto, considerando a atual situação, desejamos que fique registrado as nossas sinceras escusas a todos os envolvidos, clientes e parceiros".

Além da festa neste sábado (16), outros eventos estão marcados para os próximos sábados até o domingo (31), quando aconteceria o evento de Réveillon.

Prefeitura

A Prefeitura de Guarujá informou, por meio de nota, que recebeu a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas decidiu por adiar o evento, sem previsão de data até o momento.

Patrimônio tombado

A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande foi tombada pelo Iphan em 23 de abril de 1964 e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) em 27 de abril de 1971.

Fortaleza da Barra Grande, em Guarujá (SP)

Arquivo/A Tribuna Jornal

O patrimônio integra lista de 19 monumentos que formam o Conjunto de Fortificações Brasileiras, candidato a Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A Fortaleza da Barra Grande localiza-se entre as praias do Góes e Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá. Ela está projetada sobre o canal de acesso ao estuário do maior porto da América Latina, e foi construída em 1584 para proteger a Vila de Santos contra invasões piratas.

De lá, os solados tinham visão estratégica e privilegiada de todas as entradas do porto e, assim, conseguiram intimidar os invasores com seus canhões. Em 1964, a Fortaleza da Barra foi reconhecida como Patrimônio Histórico Nacional pelo Iphan.

O acesso até a Fortaleza pode ser feito com embarcações que partem da Ponta da Praia de Santos e pela estrada Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá. O patrimônio é aberto ao público e funciona como um museu histórico.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

G1 nacional

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!