Baixada em Pauta #161: Secretário ataca preconceito contra a cultura e cita poder econômico e transformador

.

Baixada em Pauta #161: Secretário ataca preconceito contra a cultura e cita poder econômico e transformador
Rafael Leal, secretário de Cultura de Santos, ressaltou a dificuldade de promover eventos no país em meio à burocracia e desconfiança de parcela da população, que reclama dos investimentos no setor, mesmo sem saber a origem dos recursos e como as ações impactam na vida da sociedade. Podcast: Você pode ouvir Baixada em Pauta no g1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o Baixada em Pauta, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Videocast: Agora também é possível assistir o bate-papo pelo g1 e pela página no Facebook do g1 Santos.

Baixada em Pauta: Rafael Leal, secretário de Cultura de Santos, é o convidado da semana

Um dos principais questionamentos feitos após o anúncio de alguma atividade cultural costuma ser: Por que gastar com shows, peças de teatro, eventos, e não com educação e saúde? Para Rafael Leal, secretário de Cultura de Santos, no litoral de São Paulo, existe um preconceito de parcela da população, que não entende ou, segundo ele, é induzida ao erro, e não percebe os benefícios, sociais, econômicos e psicológicos que a cultura proporciona.

?Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.

O secretário esteve no podcast Baixada em Pauta e ressaltou que a cultura é fundamental para o desenvolvimento econômico e a inclusão social.

"A grande arma ou a verdadeira arma para diminuir ou reduzir esse abismo social [é a cultura]. Então, a inclusão social é a educação literalmente [...]. Ao aprender [a pessoa] passa a ter um repertório maior, poder de reflexão e de argumento".

Leal também abordou que grandes shows não são pagos com dinheiro público, mas através de parcerias com empresas privadas. Na outra ponta, também diz trabalhar para obter recursos com o estado e união, mas, nesse processo, esbarra em burocracia.

Apesar disso, o secretário disse ter vitórias a comemorar: "Pouquíssimas cidades do Brasil têm a quantidade de editais que nós temos aqui. Só esse ano a gente está movimentando quase R$ 8 milhões em editais. Isso faz com que a cidade de Santos tenha uma cena cultural quente".

Durante a conversa, o secretário também falou sobre o Carnaval e a festa de Réveillon, que estão sob responsabilidade dele. Você confere essa história e muitas outras no bate-papo no podcast ou videocast do Baixada em Pauta. O acesso pode ser feito nesta matéria, na home do g1 Santos, nos aplicativos de áudios favoritos ou pelo Facebook. Basta curtir as páginas e nos seguir!

Secretário de Santos critica preconceito contra a cultura e diz que a cidade tem um cenário cultural quente

Arquivo A Tribuna

O que são podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.