Quem é Gladson Cameli? Governador do Acre que teve pedido de afastamento feito pela PGR

.

Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Cameli (PP) é suspeito de comandar esquema de fraude em licitações. A PGR aponta fraudes ou direcionamento em pelo menos oito contratos firmados nos últimos anos pelo governo do estado, com prejuízo estimado de R$ 150 milhões. Gladson Cameli está em Brasília cumprindo agenda com o presidente Lula

Diego Gurgel/Secom

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Superior Tribunal de Justiça (STF) que o governador do Acre, Gladson Cameli (PP), seja imediatamente afastado do cargo. O pedido faz parte da denúncia oferecida nesta terça-feira pela PGR contra Camelli e outras 12 pessoas pelos crimes de peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A decisão caberá à ministra Nancy Andrighi.

O g1 fez um perfil do governador do Acre.

Gladson Cameli, que tem 45 anos, já ocupou o cargo de Senador da República. Ele entrou na vida pública aos 28 anos, quando foi eleito pela primeira vez deputado federal com 18.886 votos. Em 2010, foi eleito pela segunda vez deputado federal com 32.623 votos.

Filho de Eládio Messias Cameli e Maria Lindomar de Lima Cameli, Gladson de Lima Cameli é natural de Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, foi casado com a advogada Ana Paula Correia da Silva Cameli e pai de Guilherme Correia Cameli.

O governador nasceu no dia 26 de março de 1978. É bacharel em engenharia civil desde 2001 e formado pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Manaus Ulbra, no Amazonas. Sua trajetória política vem de família, já que é sobrinho do ex-governador do estado Orleir Cameli.

Em seu segundo mandato como deputado federal, se destacou à frente da Comissão da Amazônia, através da indicação da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra).

Foi filiado ao PFL durante (2000-2003) e ao PPS durante (2003-2005). É filiado ao Progressistas desde 2005 permanecendo até os dias atuais.

No Senado Federal, Gladson Cameli foi membro de várias comissões, entre elas a Comissão de Serviços de Infraestrutura, Comissão Senado do Futuro, Comissão Especial de Desenvolvimento Nacional, Comissão de Educação, Cultura e Esporte, entre outras. Tem sido um dos maiores articuladores junto ao setor empresarial de debates para saídas da crise econômica que vive o Acre e o país.

VÍDEOS: g1

Gladson Cameli , de 36 anos, é engenheiro civil. Ele nasceu em Cruzeiro do Sul em 26 de março de 1978. É casado e pai de um filho de um ano. Em 2006 e 2010, foi eleito deputado federal pelo Acre. É sobrinho do ex-governador do estado, Orleir Cameli, que morreu no ano passado.