CEPRA comemora 41 anos de tradição em educação
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Centro Educacional Professor Reinaldo Anderlini é uma escola completa, que atende crianças de 2 anos até o pré-vestibular. O CEPRA é referência em educação em toda a regiãoCEPRA/DivulgaçãoNa data em que o CEPRA comemora seus 41 anos de atuação no mercado, quem ganha o presente são as famílias que têm seus filhos estudando neste colégio que é um exemplo de educação humanizada e moderna.Situado no município de Botucatu, interior de São Paulo, o CEPRA foi fundado em 1982 com o nome de Colégio São Judas Tadeu. Foi após o falecimento de seu fundador, Professor Reinaldo Anderlini, olégio o homenageou, mudando seu nome para CEPRA – Centro Educacional Professor Reinaldo Anderlini.Apesar da alteração do nome, o colégio manteve sua filosofia e o projeto pedagógico foi sempre atualizado trazendo inovações e melhorias para atender a comunidade. Com uma arquitetura fabulosa, o que mais chama a sua atenção é o jardim central com flamboyants e lavandas e um lindo lago de carpas, pensado para trazer alegria, tranquilidade e bem-estar aos alunos e professores.O CEPRA é a única escola da região que possui uma padaria, entregando alimentação de qualidade para os alunos e os pais, pois trata-se de um ponto de encontro para as famílias que, em tempos de correria, a hora do almoço ou do lanche da tarde são eventos importantes para unir pessoas.Projeto pedagógico como maior diferencialA escola se destaca por seu modelo educacional, despertando a consciência social e valores morais introduzidos em diferentes projetos educativos de vanguarda: educação socioemocional, yoga, gincanas solidárias, entre outros. O objetivo é formar pensadores criativos, altruístas e tolerantes. Cidadãos do mundo, respeitadores das diferenças sociais inerentes à constituição de qualquer sociedade, por isso é considerada uma das melhores escolas inclusivas da região.Premiada pela Rede Pitágoras por desenvolver práticas pedagógicas exemplares, o CEPRA tornou-se referência, sobretudo porque também é uma escola filiada a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, e por isso, tem incentivado projetos interdisciplinares com enfoque nessas habilidades.Um de seus pilares fundamentais que a escola trás da ONU – Organização das Nações Unidas é a educação voltada para a formação da inteligência emocional, uma das ferramentas mais cobradas no mundo do trabalho no século XXI. Por isso a escola tem o projeto de educação socioemocional cujos pilares são: autoconhecimento, contemplar o belo, empatia, pensar antes de agir e reagir, resiliência.Alunos participando de projetos pedagógicosCEPRA/DivulgaçãoUma escola inclusivaA diversidade das pessoas, que no entender de sua filosofia, diz que todos devem ser respeitados de acordo com a sua especificidade. Desta maneira, o CEPRA é uma escola onde as diferentes religiosidades, culturas, línguas, etnias e gêneros e neurodiversidades têm a possibilidade de dividirem o mesmo espaço, aprendendo sobre a empatia, o respeito e a tolerância.Com um projeto chamado Ecossistemas Humanitas, a escola inova ao atender crianças com diferentes necessidades de aprendizagem, realizando atendimento personalizado e adaptação curricular.Alunos possuem diversificação no currículo acadêmicoCEPRA/DivulgaçãoCurrículo moderno e diversificadoAlém das disciplinas básicas voltadas para a alfabetização, como português, matemática, história, geografia, arte, educação física, inglês e ciências, o CEPRA traz uma parte diversificada de seu currículo que é voltado para a formação humana, social e cidadã de seus alunos.São nas disciplinas de Yoga, socioemocional, matemática aplicada a informática, projeto temático, projeto de vida, empreendedorismo, educação financeira e espanhol que seus alunos se tornam cidadãos do mundo. Além das disciplinas, a escola oferece aulas práticas como visitas a museus, laboratórios das universidades como a UNESP, e participa das principais Olimpíadas do Brasil como: Matemática, Ciências e Humanas. Em todas elas, é sempre medalhista, ficando entre ouro e prata a nível nacional. A importância do ser, saber e pertencerAo visitar o CEPRA, o que chama a atenção é o acolhimento. A criança, o pré-adolescente e o adolescente são tratados pelo seu primeiro nome por todos os colaboradores da escola. Sendo assim, o ambiente e este comportamento traz a eles o sentimento único de pertencimento, o aprender é prazeroso e a construção do saber se torna natural.