Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Coreia do Norte diz ter conseguido fotografar bases militares dos EUA com satélite espião

Governo norte-coreano disse que 'fagulha' poderia causar guerra nuclear global e criticou os Estados Unidos.


Foto: Reprodução internet
Governo norte-coreano disse que 'fagulha' poderia causar guerra nuclear global e criticou os Estados Unidos. Lançamento de satélite foi condenado pelos norte-americanos. O líder norte-coreano Kim Jong-un analisou as primeiras fotos tiradas pelo novo satélite espião da Coreia Norte, informou a mídia estatal neste sábado (25). As imagens registraram "regiões-alvo" consideradas importantes pelo país, como Seul e cidades que abrigam bases militares dos EUA.

A Coreia do Norte lançou o satélite espião na terça-feira (21), mas autoridades de defesa da Coreia do Sul e analistas afirmaram que as capacidades do equipamento ainda não haviam sido verificadas de forma independente.

As fotos analisadas por Kim foram tiradas quando o satélite sobrevoou a península da Coreia na manhã de sexta-feira (24), disse a agência de notícias estatal KCNA.

Kim visitou o Centro de Controle Aeroespacial da Coreia do Norte por duas vezes, entre sexta-feira e sábado.

Além de imagens da Coreia do Norte e de bases miliares dos EUA em cidades da Coreia do Sul, o satélite flagrou o porta-aviões dos EUA Carl Vinson, que está um porto sul-coreano desde terça-feira, segundo a KCNA.

Durante a visita, Kim também inspecionou fotos da Base Naval de Pearl Harbor e da Base Aérea de Hickam, ambas nos Estados Unidos. As imagens foram feitas enquanto o satélite passava sobre o Havaí, no início deste sábado.

Em um comentário veiculado pela KCNA, a Coreia do Norte criticou os Estados Unidos por fornecerem armas avançadas aos seus "fantoches", dizendo que até uma pequena faísca na península coreana resultaria em uma guerra nuclear global.

"Os Estados Unidos deveriam refletir sobre as consequências catastróficas decorrentes da oferta de armas às forças fantoches", disse o regime norte-coreano.

Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão já condenaram o lançamento do satélite, afirmando que o equipamento traz instabilidade para a segurança da região.

a.

G1 nacional

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!