Jornalista de décor discute tendência de "casas pessoais, que contam histórias únicas" em Campo Grande

.

Jornalista de décor discute tendência de
Lucila Zahran Turqueto, do blog Casa de Valentina, integra uma roda de conversa entre especialistas em designer e arquitetos, na noite desta quinta-feira (23). Lucila Zahran Turqueto coordena uma roda de conversa, na noite desta quinta-feira (23), em Campo Grande

Thiago Travesso/ Reprodução

"Casas pessoais e que contem histórias únicas". A jornalista de décor, Lucila Zahran Turqueto, do blog Casa de Valentina, explica que a nova tendência no mercado de decoração é valorizar peças, móveis e itens antigos, que remetem à momentos em família e tragam boas lembranças para dentro de casa. O tema, inclusive, será tema de uma roda de conversa entre especialistas em designer e arquitetos, na noite desta quinta-feira (23), em Campo Grande.

"A ideia da conversa é incentivar arquitetos, designers e também o consumidor final, a levar pra casa das pessoas um pouco de história de uma maneira genuína, fugir do showroom", explica Lucila.

A especialista destaca que tudo aquilo que antes ficava guardado, escondido no armário, não aparecia para todos, ganham visibilidade. "Temos um mercado que deixa de ter casas que precisam ser novas, ou ter cara de 'nova', e passa a ter casas que viram pauta, capa de revista, uma casa com um 'quê' de vintage".

Ambientes ganham upgrade com itens antigos e com memórias afetivas

Divulgação

Ainda segundo Lucila, essa vontade em trazer itens pessoais para a decoração ganhou força durante a pandemia. "É que, nesse período, nós recorremos a um reservatório de memórias para afogar um sentimento nostálgico de tristeza e solidão. Nós recorremos a uma foto, um perfume, uma comida. Coisas que vivemos anteriormente".

Com isso, os ambientes ganharam fotografias, móveis e diversos outros itens pessoais. "Uma manta antiga usada por uma avó, uma mobília, objetos de outras décadas, tudo passou a ser valorizado".

Casa de Valentina

O Casa de Valentina nasceu de uma paixão. "Quando estava montando minha primeira casa comecei a pesquisar freneticamente referências para entender exatamente quais peças refletiam meu estilo, o que realmente gostava e qual a casa queria viver. Isso aconteceu em 2008 e foi neste mesmo ano que montei o blog".

Com o tempo e muita dedicação, a Casa de Valentina cresceu, ganhou corpo e amadureceu. "Recebi convites para assinar matérias nas principais revistas do segmento, fui capa da revista que mais lia antes de montar minha casa, o Casa de Valentina foi considerado o blog de design e décor mais influente da América Latina, percorri várias capitais do Brasil dando palestras sobre o blog, cobrir as principais feiras de decoração do mundo, fiz parcerias com grandes marcas do mercado e de outros mercados também".

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: