Brô Mc"s, grupo de rap indígena de MS, é tema de questão: 'Demarcando o Enem'

.

Brô Mc
Brô Mc's é o primeiro grupo de rap indígena do Brasil, que mistura português e guarani em suas letras. O primeiro grupo de rap indígena do Brasil, o Brô MC'S, foi tema de uma das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, aplicado neste domingo (5). Composto por quatro integrantes que se consideram irmãos, os rappers sul-mato-grossenses misturam português e guarani em suas letras há mais de uma década.

Nas redes sociais o grupo de rap celebrou que a trajetória virou tema na prova de Linguagens e Ciências Humanas: "Demarcando o Enem ????? #bromcs #rapindigena #enem2023".

Os rappers sul-mato-grossenses foram citados em uma pergunta da prova que cobrou dos candidatos uma reflexão sobre a fusão das manifestações artísticas urbanas com a cultura indígena, assim como o estímulo ao estudo da poesia indígena para o crescimento do gênero entre movimentos dos povos originários. Confira a pergunta acima.

Na questão, a história do Brô MC's é apresentada. "O mais antigo grupo de rap indígena dos país, Brô MCs, surgiu em 2009, na aldeia Jaguapiru, em Dourados, em Mato Grosso do Sul. Os integrantes conheceram o rap pelo rádio, ouvindo um programa que apresentava cantores e grupos brasileiros desse gênero musical. O Brô MC's conseguiu influenciar outros a fazerem rap e a lutarem pelas causas indígenas".

Brô Mc's é tema de questão do Enem 2023

Redes sociais/Reprodução

O trecho foi retirado de uma entrevista cedida ao Jornal Correio Braziliense, em novembro de 2021, e questiona os estudantes sobre "o que o movimento rap dos povos originários do Brasil revela".

O tema da redação deste ano foi 'Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil'

Quem são os Brô Mc's?

Brô MC's no Rock In Rio

Divulgação

Kelvin Mbaretê, Bruno Veron, Clemersom Batista e Charlie Peixoto são integrantes das comunidades Jaguapiru e Boróró, que ficam em Dourados (MS), a 235 km de Campo Grande. Os indígenas fazem parte da etnia Guarani Kaiowa e completaram 13 anos de carreira em 2022.

Os rappers sul-mato-grossenses é o primeiro grupo de rap indígena do Brasil, que mistura português e guarani em suas letras. Brô Mc's também fizeram história ao se apresentarem no Rock in Rio, em 2022.

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: